I CNA realiza a posse do novo quadro diretório e dos colegiados da AMUSUH

por | 7 mar, 2023 | I Conferência, Notícias | 0 Comentários

 

A tarde do primeiro dia da I Conferência Nacional da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados protagonizou a cerimônia de posse da Diretoria-Executiva e dos Conselhos da AMUSUH

Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)

Nesta terça-feira (07/03), à tarde, no Auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília (DF), a I Conferência Nacional da AMUSUH realizou a cerimônia de posse do seu novo quadro diretivo e dos assentos dos colegiados da Associação.

Em seu discurso de abertura, a Secretária-Executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, traçou um panorama geral da trajetória histórica e de lutas da Associação, com as muitas batalhas vencidas pela entidade em prol da garantia dos direitos constitucionais dos municípios geradores de energia hídrica.

Ao fim de sua fala, ela enfatizou que “não há barreiras que não possam ser ultrapassadas quando há união, somada à vontade política, principalmente quando se trata dos entes federados dos municípios, pois é neles em que tudo acontece. Os 741 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados confiam na sua força política para a modernização da legislação, de forma justa e necessária”. Para isso, ela frisou: “não há força política sem representatividade. A ação municipalista é indispensável às nossas conquistas”.

Compondo a mesa do evento, várias autoridades também realizaram discursos. Dentre eles, o Deputado Federal Sérgio Souza (MDB/PR), Ex-Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, destacou também aspectos do passado de lutas e conquistas da AMUSUH e se disse orgulhoso da sua gestão, em apoio ao trabalho político de 29 anos da Associação.

Em seu discurso, o Prefeito de Guaíra (PR) e Presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Heraldo Trento, ressaltou a importância da atuação política e legislativa da AMUSUH para reverter décadas de crise de arrecadação do município, após a inundação das Sete Quedas, antigo patrimônio natural do País, que desapareceu após a formação da represa da usina, levando consigo muitos dos recursos do município advindos do turismo.

A próxima autoridade da mesa a discursar foi o Presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE) e da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE), Mário Luiz Menel da Cunha, que – como representante do empresariado do setor elétrico – falou da importância da parceria com a AMUSUH e do profundo respeito pelo trabalho da Associação, em especial na figura da Secretária-Executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio.

Em sua fala, ele sugeriu o apoio de todos para o desafio da construção de novas hidroelétricas no País e falou também sobre a necessidade de se dar sustentação à ampliação das fontes alternativas para a geração de energia no Brasil, para enfrentar as dificuldades da matriz hidroelétrica nacional.

Representando o Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, estava Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior, Secretário Especial Adjunto da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que defendeu a capacidade associativa da AMUSUH, ao enfatizar que “o cidadão mora no município, e não no estado ou na União”. Em seguida, colocou sua pasta à disposição da AMUSUH, para defender os legítimos anseios e direitos municipalistas.

A próxima a discursar foi a Deputada Federal Andreia Siqueira (MDB/PA), que vai compor a gestão da próxima Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados. A parlamentar de primeira candidatura falou da relevância da atuação da AMUSUH, considerando que ela mesma é originária de Tucuruí (PA), um município com tradição na composição da matriz hidroelétrica nacional.

Em seguida, o Presidente da AMUSUH e Prefeito de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes, fez o discurso de encerramento da cerimônia de posse, em que agradeceu a todos o prestígio do evento e destacou que “o movimento municipalista protagonizado pela AMUSUH é o único que pode verdadeiramente garantir os recursos que são imprescindíveis para os nossos municípios”. Por fim, garantiu que “a AMUSUH sempre estará ao seu lado para lutar pela garantia dos recursos financeiros e fiscais que são exclusivos dos seus municípios, conforme prevê a Constituição Federal”.

A solenidade foi encerrada com fotos dos integrantes da nova composição diretória da AMUSUH e dos colegiados da entidade. A nova composição da Diretoria-Executiva da Associação foi disposta da seguinte forma: Otávio Augusto Giantomassi Gomes, Prefeito de Ilha Solteira (SP), Presidente; Carlos Alberto Lereia da Silva, Prefeito de Minaçu (GO), Vice-Presidente; Alexandre Franca Siqueira, Prefeito de Tucuruí (PA), Vice-Presidente; Francisco Lacerda Brasileiro, Prefeito de Foz do Iguaçu (PR), 1º Secretário; Marcondes Francisco dos Santos, Prefeito de Paulo Afonso (BA), 2º Secretário (em exercício); Renata Cristina Silva Borges, Prefeita de Araporã (MG), Diretora Administrativa; Gilmar Marco Pereira, Prefeito de Campos Novos (SC), Diretor Financeiro; Valdir José Zasso, Prefeito de Alpestre (RS), Diretor de Comunicação; e Ângelo Chaves Guerreiro, Prefeito de Três Lagoas (MS), Diretor de Relações Institucionais.

 

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

O Boletim da Aquicultura em Águas da União 2023 aborda a importância da atividade pesqueira para o fomento de empregos e o desenvolvimento dos municípios, principalmente no atual momento de fim e início de novos mandatos de prefeitos no País  Paulo Castro...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade