Workshop debate implantação de usinas

por | 24 set, 2021 | Atividades/Ações, Galeria de Fotos, Notícias

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) participa de debate sobre a implantação de empreendimentos hidrelétricos promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os detalhes burocráticos e as exigências para as obras e operação foram debatidos por especialistas e grandes representantes do setor no II Workshop Inventários Hidrelétricos Participativos que ocorre nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24).

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou do evento destacando as qualidades do setor. “Todos nós sabemos da importância da geração hidroelétrica no Brasil. Soubemos aproveitar a riqueza hidráulica do Brasil. Construímos um dos melhores sistemas interligados do mundo. Há décadas o Brasil é reverenciado pela quantidade de energia hidroelétrica na sua matriz. Mesmo com a diversificação, a hidroelétrica é a mais relevante com seus 61% de atendimento”, afirmou Albuquerque.

Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes, o encontro torna evidente a necessidade de participação social para que os investimentos sejam condizentes com as realidades municipais. “As hidroelétricas são a base da energia do nosso país e sua expansão é necessária para continuarmos tendo uma das matrizes mais limpas do mundo. Esse Workshop é muito importante para estarmos atentos ao desenvolvimento e assim garantir que ele seja o mais amplo e menos impactante aos nossos munícipes”, declarou Gomes.

Em sua apresentação, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a necessidade de bons reservatórios. “As palestras e debates vão ampliar a discussão sobre esse tema tão relevante para a sociedade. Especialmente nesses tempos de crises hídricas. Estamos construindo desde 2000 usinas sem reservatórios e os impactos estão chegando. É o caso de Belo Monte que está operando com baixíssima capacidade. Temos que trazer a importância dos reservatórios. Queremos trazer todos para o debate. Além disso, os estudos para as implantações são todos do capital privado. Tudo isso acontece porque o órgão ambiental participa diretamente do inventário. O espírito de colaboração foi um destaque desses atos com os governos estaduais. Preservamos o meio ambiente e garantimos segurança para os investimentos. Estamos revolucionando o diálogo”, afirmou Pepitone.

Segundo o Diretor da ANEEL Élvio Guerra, o workshop é determinante para que os empreendimentos sejam perenes. “O que nos inspirou para fazermos esse evento que teve sua primeira edição em 2018 foi a coragem. Ela é necessária para se propor modernização do setor elétrico. E também temos que ter humildade e perspicácia. Incluir nas discussões as diversas matizes de perspectivas no setor de hidroelétricas no Brasil”, disse Guerra.

Presente no evento, a secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, reforçou a ação municipalista para que os empreendimentos sejam de sucesso. “É preciso considerar diversos detalhes para que as novas usinas gerem bons dividendos para todos. A expansão do setor é saudável e a Associação acompanha de perto para representar com excelência os atuais 739 municípios sedes de usinas e alagados”, afirmou Terezinha.

II Workshop Inventários Hidrelétricos Participativos da ANEEL está sendo realizado na quinta-feira (23) e sexta-feira (24).

A AMUSUH consolida mais uma vez o trabalho municipalista e segue acompanhando todos os detalhes desse setor tão determinante para mais de 43 milhões de brasileiros.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade