Reunião Regional – Mato Grosso reúne prefeitos e governador para reforçar mobilização

por | 1 dez, 2017 | Notícias

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados (AMUSUH) organizou em Mato Grosso nesta quinta-feira (30) mais uma reunião regional visando fortalecer ainda mais as ações em prol de projetos e outras demandas dos municípios junto aos Estados e ao Governo Federal. O aumento dos repasses da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) para os municípios e a ação judicial de autoria da Associação visando a revisão da Tarifa Atualizada de Referência (TAR), que é a base de cálculo da CFURH, são as prioridades deste momento de mobilização municipalista.

A meta da Associação, em parceria com os prefeitos, é buscar apoio do governo de Mato Grosso para a mudança dos critérios de distribuição da CFURH bem como o adesão da procuradoria jurídica do estado como pólo ativo da ação judicial que visa estancar as perdas da Compensação que já chegam a mais de 50% das receitas dos municípios e dos estados.

Prefeitos (as) e representantes dos 13 municípios sedes de usinas e alagados mato-grossenses participaram do encontro. Nesta reunião, a AMUSUH foi representada pelo prefeito de Paranaíta (MT), Antônio Domingo Rufatto, que defendeu melhores repasses para os municípios. “A reunião com o governador Taques e com o deputado estadual Oscar Bezerra foi muito produtiva. O governador prometeu nos apoiar na ação judicial e na atualização dos critérios da CFURH. Felizmente avançamos nessas importantes demandas municipais”, afirmou Rufatto.

O PLC 315/2009 que altera os critérios de distribuição da CFURH foi aprovado por unanimidade na comissão de Constituição e Justiça do Senado no dia 22 e agora seguirá para votação em turno único no Plenário assim que o requerimento de urgência for aprovado.

Nas ações regionais, os prefeitos afinam as estratégias políticas para mobilizar os senadores e governadores no sentido de apoiarem essas duas ações tão importantes demandas. Congelar as perdas da CFURH e melhorar os critérios da CFURH são demandas justas visto que é no município onde tudo acontece.

A AMUSUH vem realizando encontros nos 21 estados que tem sedes de usinas e alagados para  agregar as forças dos prefeitos em prol de demandas e avanços que beneficiem o os 727 municípios envolvidos. O apoio dos governadores e a união dos prefeitos são as pontes para novos horizontes de prosperidade municipal.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade