Diretoria de Itaipu Binacional recebe prefeitos da AMUSUH

por | 4 set, 2018 | Galeria de Vídeos, Notícias, Vídeo

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas a Alagados (AMUSUH) realizou reunião com os diretores da Itaipu Binacional na sexta-feira dia (31) para debater e esclarecer a nova divisão dos Royalties resultados da geração da energia e da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). Apesar da mudança dos critérios de 45% para 65% da CFURH destinada aos municípios, os repasses das compensações acabaram sendo prejudicados pela pior crise hídrica desde o apagão ocorrido 2001. Com menos chuvas, há menos geração e os envios às prefeituras acabam afetados.


A AMUSUH reuniu os prefeitos (as) para debater com o Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, e o Diretor Financeiro, Mario Antonio Cecato.  O presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, destacou a importância do encontro para elucidar as dúvidas e reforçar a parceria com a Itaipu. “Durante a reunião, foram dirimidas as dúvidas quanto à aplicabilidade da lei 13.661 que aumenta de 45% para 65% a os Royalties e a CFURH destinadas aos municípios. Foi um diálogo proativo, construtivo e esclarecedor das dúvidas. Também tratamos das comemorações de 25 anos da AMUSUH. Certamente temos muito o que comemorar neste período de grandes conquistas”, declarou Lucimar Salmória.
Na opinião do prefeito de Ilha Solteira (SP) e vice-presidente da AMUSUH, Otávio Gomes, o encontro estreitou parcerias e clareou os detalhes sobre os repasses. “A reunião foi de suma importância juntamente com os diretores da Itaipu. Este encontro serviu para uma melhor aproximação e para mostrar a transparência nos acontecimentos após a sanção do PLC 315/2009. Assim, fortalecemos o trabalho da AMUSUH em parceria com a Itaipu”, declarou o prefeito Otávio Gomes.
A lei 13.661 de 08/05/18 aumentou a CFURH destinada aos 729 municípios em 21 estados brasileiros. Esta nova lei também incide sobre os Royalties da Itaipu Binacional destinados aos 347 pertencentes às bacias hidrográficas que alimentam a bacia do Paraná.
Já o prefeito de Cotiporã (RS), José Carlos Breda, considerou a reunião um encontro capital para os municípios da região. “Está reunião foi muito importante e estratégica, tendo em vista que debatemos e tratamos algumas posições importantes com o futuro da Associação, novas ações, novos desafios, apoio aos municípios Lindeiros do lago de Itaipu e uma aproximação com os diretores da Itaipu. Estas questões importantíssimas definiram esse decisivo encontro em Foz do Iguaçu”, afirmou o prefeito Breda.
Para a prefeita de Mercedes (PR), Cleci Loffi, a reunião em Foz do Iguaçu foi de grande serventia para dirimir as dúvidas relacionadas à queda dos repasses. “Reunião extremamente importante com a diretoria da Itaipu. Tiramos todas as dúvidas com relação ao aumento dos Royalties por conta da sanção da lei 13.661. A lei trouxe um alento para que a nossa perda neste momento de crise hídrica o nosso impacto fosse amenizado, fomos também informados de que a geração caiu quase 40% no período. Saímos com a certeza de que temos que agradecer a AMUSUH pela aprovação desta mudança de critérios dos Royalties e da CFURH. Se isso não tivesse ocorrido, a queda dos repasses seria muito maior. Estamos numa fase muito difícil e isso tem afetado as prefeituras. Esse cenário fortalece a importância do trabalho da AMUSUH na defesa dos municípios”, disse a prefeita Cleci Loffi.
O prefeito de Pinhal da Serra (RS), Anderson Costa, parabenizou o encontro realizado com a AMUSUH, a Itaipu e os municípios lindeiros proporcionando assim a troca de informações quanto aos repasses dos Royalties. “Gostaria de destacar a importância da Associação ter um relacionamento institucional com a hidroelétrica da Itaipu garantindo a visibilidade e comprometimento da nossa Associação frente aos interesses dos municipalismo nas questões que envolvem geração de energia elétrica e os repasses aos municípios. O encontro serviu também para mostrar que o diálogo é a melhor alternativa para construir o conhecimento e o desenvolvimento para os nossos municípios”, declarou o prefeito Anderson Costa.
A AMUSUH é parceira histórica da Itaipu Binacional nas políticas em defesa dos municípios e nos projetos que gerem energia com responsabilidade social e ambiental no Brasil e no Paraguai. Além dos debates entre os prefeitos (as) e representantes da Itaipu, a AMUSUH aproveitou para comunicar que comemorará em 20 de novembro seus 25 anos de história de lutas e de vitorias aproveitando a oportunidade para solicitar apoio e parceria para esta comemoração que será um grande evento municipalista em Brasília.

 

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

Convite: Frente Parlamentar Mista

Convite: Frente Parlamentar Mista

Atenção, Srs.(as) Prefeitos(as): Aguardamos sua inestimável presença nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília (DF), para uma audiência pública no Senado Federal e para a instalação da Frente Parlamentar Mista, além de diversos encontros com autoridades da Administração...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade