AMUSUH e Ministério da Pesca e Aquicultura voltam a discutir o projeto que viabilizaria o uso dos reservatórios das usinas hidroelétricas para a criação de peixes

por | 12 mar, 2015 | Notícias | 0 Comentários

MPA_PLATEIAFoi explicado aos presentes que é preciso ter força politica para levar esse projeto adiante

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas (AMUSUH) se reuniu com os membros do Ministério da Pesca e Aquicultura, na tarde desta quarta-feira, dia 06, para dar continuidade às discussões acerca da utilização dos reservatórios das hidroelétricas para a criação de pescado.

O Plano Safra de Pesca e Aquicultura tem por objetivo estimular a produção nacional de pescado e promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca, aumentando a renda do pescador profissional, da marisqueira, do aquicultor que cultiva peixes, camarões, ostras, etc. e esses investimentos resultam em desenvolvimento para os municípios, uma vez que o estimulo a essa atividade gera emprego e renda a esses entes federados.

O Ministro Interino, Brigadeiro Atila Maia da Rocha explicou ainda que o Plano Safra pretenderesgatar 100 mil famílias que estão na linha da pobreza; promover assistência técnica e extensão rural a 120 mil famílias de pescadores e aquicultores e ainda buscar a criação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias.

“Em um país com um potencial hídrico como o Brasil é importante que medidas sejam tomadas a fim de favorecer a criação de pescado, e a AMUSUH, como uma entidade com relevância nacional, pode ajudar a difundir o Plano Safra, lançado pelo governo federal no ano passado”, reiterou Maia.

No ano 2011, a então ministra da pesca, Ideli Salvati recebeu os representantes dos municípios sedes de usinas e parabenizou a entidade pelo interesse no tema, demonstrando total empenho em firmar parceria para acelerar o aproveitamento dos reservatórios. Em 2012, com o atual Ministro Marcelo Crivella, a equipe técnica da AMUSUH manteve as discussões para a construção de um espaço para debater as políticas conjuntas entre o setor hidroenergético, pesca, aquicultura e municípios.

Ao final da reunião o presidente da AMUSUH, prefeito Altenir solicitou ao ministro interino que disponibilize um técnico, para que acompanhe a equipe da AMUSUH nas reuniões regionais que ocorrerão inicialmente nos municípios de Ilha Solteira – SP, Jequié – BA, Curvelo-MG e Minaçu-GO.

*Lucianna Vasconcelos- Assessora Comunicação da AMUSUH. 06-03-2013

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade