AMUSUH a ANEEL confirmam início dos repasses extras da CFURH a partir de julho

por | 25 maio, 2018 | Galeria de Fotos, Notícias

O PLC 315/2009 sancionado no último dia 08/05/20187 será repassado para as prefeituras integralmente

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) se reuniu nesta quinta-feira (24) com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para confirmar os detalhes técnicos dos repasses atualizados da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e dos Royalties da Itaipu aos 729 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados a partir de julho. O PLC 315/2009 sancionado no último dia 08/05/20187 será repassado para as prefeituras integralmente. Ou seja, este aumento de 44% nos repasses será referente ao mês de maio e não proporcional à data da sanção.

Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, a reunião foi esclarecedora e consolidou o entendimento acerca da Lei 13.661 assegurando assim a necessária garantia jurídica para as prefeituras. “O trabalho da AMUSUH é de uma excelência histórica. No dia de hoje, garantimos junto à ANEEL o cronograma com clareza. O diretor-geral da Agência, senhor Romeu Rufino, reconheceu a pertinência do nosso trabalho. Ele também defendeu essa atualização da CFURH para finalmente torná-la justa.  As 729 prefeituras foram muito bem representadas”, declarou Salmória.

A secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, explicou em detalhes a nova Lei e traçou um paralelo desta conquista com os critérios utilizados para o aumento de 0,25% da CFURH destinada aos municípios e estados sancionado em dezembro de 2016. “A Medida Provisória 735 foi aprovada no final de 2016 e garantia esse aumento que chegou aos municípios dois meses depois da sanção. É o mesmo caso agora com o aumento de 45% para 65% da CFURH dos municípios garantidos pela Lei 13.661 de 08/05/2018. A AMUSUH foi determinante no dialogo junto à ANEEL para o entendimento quanto o mês de competência e o repasse. E assim concretizamos todas as etapas da maior conquista dos últimos anos”, concluiu Terezinha. 

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

Convite: Frente Parlamentar Mista

Convite: Frente Parlamentar Mista

Atenção, Srs.(as) Prefeitos(as): Aguardamos sua inestimável presença nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília (DF), para uma audiência pública no Senado Federal e para a instalação da Frente Parlamentar Mista, além de diversos encontros com autoridades da Administração...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade