PARCERIA DA AMUSUH COM O CONSÓRCIO DE USINAS DE TUCURUÍ
A AMUSUH e o Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (COMPART), que abarca o complexo do lago das usinas de Tucuruí I e Tucuruí II, estabeleceram uma série de estratégias conjuntas para fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios. A união serviu para compor forças para exercer uma incidência política maior perante os órgãos do Governo Federal e o Congresso Nacional.
A assinatura da parceria ocorreu no município de Novo Repartimento (PA). A AMUSUH foi representada pela secretária-executiva da Associação, Terezinha Sperandio. Na oportunidade, em suas colocações, ela reforçou a necessidade da sinergia entre a AMUSUH e o COMPART para o enfrentamento das batalhas municipalistas. A parceria consolidou e fortaleceu, pelos anos seguintes, uma presença da AMUSUH mais atuante nas demandas regionais paraenses.
O então presidente do COMPART e prefeito do município de Itupiranga (PA), José Milesi, ressaltou que a união das entidades inaugurou um novo tempo de mobilização nas demandas dos municípios paraenses. Ele ainda comemorou a sanção presidencial do PLC 315/2009 e tratou da importância da revisão dos planos ambientais para o lago de Tucuruí, que na oportunidade estavam sendo um grande problema, pela falta de cumprimento das obrigações da concessionária (a Eletronorte). Ele finalizou, dizendo que o objetivo do Consórcio então era estabelecer um termo de cooperação técnica e fomentar projetos para os municípios abarcados pela represa da usina de Tucuruí I e Tucuruí II.