MATO GROSSO REÚNE PREFEITOS E GOVERNADOR PARA REFORÇAR MOBILIZAÇÃO DA AMUSUH
Ainda com o objetivo de angariar apoio político ao PLC 315/2009 e à ação judicial movida pela AMUSUH contra a ANEEL, a Associação realizou em 2017 um encontro com o Governo do Estado de Mato Grosso. O foco principal era buscar a adesão do governador e de prefeitos do MT a uma ampla mobilização da AMUSUH no sentido de conseguir a mudança dos critérios de distribuição da CFURH e a adesão da Procuradoria Jurídica do Estado como polo ativo da ação judicial, que objetivava estancar as perdas da compensação financeira, que já excediam em 50% das receitas dos municípios e dos estados.
Prefeitos e representantes dos 21 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados mato-grossenses participaram de mais uma audiência para fortalecer ainda mais as ações em prol de projetos e outras demandas da AMUSUH. No evento, a Associação foi representada pelo prefeito de Paranaíta (MT), Antônio Domingo Rufatto, e pela secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, que defenderam melhores repasses da CFURH para os municípios.
Além disso, foi também muito produtiva a audiência com o então governador, Pedro Taques, que prometeu apoio à ação judicial e às mudanças dos critérios da CFURH. Nas ações regionais da AMUSUH, os prefeitos afinaram o discurso em prol das estratégias políticas para mobilizar os senadores e governadores no sentido de apoiar as duas demandas tão importantes: congelar as perdas da CFURH e melhorar os critérios da compensação financeira.