A AMUSUH comemora 30 anos
No dia 29 de novembro, há 30 anos (1993), nascia a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH). Não se trata apenas de uma data comemorativa: é um atestado de maturidade alcançada em três décadas de muitas lutas e vitórias em defesa da garantia dos direitos adquiridos dos municípios do segmento produtivo, graças à representatividade e ao respeito que a Associação conquistou perante a Administração Pública Federal em toda a sua trajetória pública.
Mensagem do presidente da AMUSUH a todos os que fazem parte de sua história
“É com muito orgulho que hoje levanto a bandeira dos 30 anos da nossa Associação para comemorar com todos esta brilhante história de uma instituição que, durante toda a sua trajetória, não só defendeu os legítimos interesses dos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados, mas principalmente a integridade da população brasileira, em suas necessidades mais urgentes e imediatas.
É inenarrável tentar expressar o sentimento que em mim aflora por estar como presidente desta instituição, a qual vi nascer ainda quando eu era criança e observava meu pai, um dos fundadores, que mobilizou os demais municípios para enfrentar as batalhas que a AMUSUH teria em sua caminhada. Vê-la crescer e atingir esta maturidade com dignidade e respeito me incentivou a me tornar a pessoa que sou hoje, comprometida com o municipalismo e, em especial, com os que detêm a peculiaridade de ser uma sede de usina hidroelétrica ou de ter um lago pelo empreendimento.
Posso afirmar, com toda a certeza, que este sentimento é compartilhado por todos os gestores dos municípios que fazem parte da AMUSUH, que sempre acreditaram que, unidos, com o mesmo propósito e na defesa de um bem comum, chegariam até aqui nesta data tão importante.
Nestes 30 anos, a AMUSUH assumiu sua missão e seus desafios com dedicação e comprometimento, ciente de que o municipalismo é a defesa da causa do povo brasileiro e do País. Por isso, parabenizo cada um de vocês, gestores municipais, a Diretoria-Executiva, os conselheiros fiscais, os conselheiros dos municípios alagados e a equipe de colaboradores da AMUSUH, pois esta comemoração é principalmente de vocês.
Que Deus nos abençoe com a promessa de multiplicação da nossa família e que perpetue por muitas gerações o importante trabalho desta instituição chamada Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, que carinhosamente chamamos de AMUSUH”.
Em vídeo comemorativo, o presidente da AMUSUH e prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes, fala sobre a importância da data e da maturidade da Associação, alcançada nestas três décadas de intensa atividade e abnegado compromisso em defesa do municipalismo.