IMPACTOS DA
REFORMA TRIBUTÁRIA
NOS MUNICÍPIOS
CRISE NA SAÚDE, EDUCAÇÃO E NA SEGURANÇA!
A extinção do critério do Valor Adicionado Fiscal (VAF) traz perdas significativas para mais de 1770 municípios
COM A APROVAÇÃO DA REFORMA, O QUE MUDA?
Caso a PEC 45/2019 seja aprovada nos termos em que se encontra, a Constituição Federal passará a estabelecer os seguintes critérios para a repartição da cota-parte municipal do valor auferido a título do IBS:
- (I) 85% na proporção da população;
- (II) 10% com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade; e
- (III) 5% em montantes iguais para todos os municípios do estado.
OS MUNICÍPIOS COM POPULAÇÃO MAIOR IRÃO TER UMA ARRECADAÇÃO MAIOR EM RAZÃO DO PRINCÍPIO DO DESTINO. E NA PARTILHA, NOVAMENTE OS MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS FORAM PRIVILEGIADOS.
Isso significa que se o texto da PEC 45/2019 não for alterado no Senado, o resultado será um desequilíbrio orçamentário com consequências sociais desastrosas e incalculáveis, uma vez que afetam a viabilidade de verbas das prefeituras para a manutenção de hospitais, colégios e creches, entre outras demandas essenciais para o funcionamento das cidades.
EQUALIZAR OS FATORES DE DISTRIBUIÇÃO CONSIDERANDO O TRADICIONAL E EFICIENTE CRITÉRIO DO VAF
É UMA SOLUÇÃO MAIS JUSTA PARA A POPULAÇÃO É QUE GARANTE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NOS MUNICÍPIOS.
PREOCUPAÇÕES
O texto aprovado da PEC 45/2019 pode destruir essa estrutura consolidada e importante na definição das políticas públicas municipais e estaduais, prejudicando o desenvolvimento dos municípios e gerando severas crises, inclusive sociais.
DOWNLOAD
Pesquisa feita por tributaristas aponta o impacto da extinção do VAF na reforma tributária.
Estudo completo disponível para download no quadro abaixo.
APRESENTAÇÃO DO ESTUDO
A atual versão da Reforma Tributária representa um marco importante para o Brasil, mas, como em qualquer transformação, acarreta consequências variadas. Este estudo tem como objetivo compreender os efeitos específicos dessa reforma sobre os municípios e explorar alternativas que preservem os benefícios do projeto, ao mesmo tempo em que atenuem seus impactos negativos sobre as administrações municipais.
Estudo Completo Com Anexos
Acompanhe as Ações
Entre para nossa lista VIP de pessoas para quem mandamos atualizações dos fatos em primeiro lugar. Deixe seu e-mail abaixo:
Há mais de 30 anos zelando interesses dos 743 municípios com empreendimentos hidroelétricos e alagados, responsáveis por mais de 60% da energia elétrica gerada do Brasil, localizados em 21 Estados da Federação e onde residem 43 milhões de pessoas.
Endereço
SAUS/ Setor de Autarquias Sul – Quadra 04, Bloco “A” – nº 30, Lote 9/10 - Salas 901/904, 9° Andar. Edifício Victória Office Tower
CEP 70.070.938 Brasília – DF.
Contatos
(61) 3224-4747
Cel: (61) 99551- 8922
E-mails: amusuh@amusuh.org.br assessoria@amusuh.org.br
Redes Sociais:
COMO CHEGAR
Todo os direitor reservados AMUSUH 2022 | Conheça nossa Política de Privacidade