I CNA realiza a posse do novo quadro diretório e dos colegiados da AMUSUH
O primeiro dia da I Conferência Nacional da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados protagonizou a cerimônia de posse da nova gestão da Diretoria-Executiva e dos Conselhos da AMUSUH.
No primeiro dia da I Conferência Nacional da AMUSUH, realizada em 07/03/23, no Auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília (DF), ocorreu a cerimônia de posse do seu novo quadro diretivo e dos assentos dos colegiados da Associação.
Em seu discurso de abertura, a Secretária-Executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, traçou um panorama geral da trajetória histórica e de lutas da Associação, com as muitas batalhas vencidas pela entidade em prol da garantia dos direitos constitucionais dos municípios geradores de energia hídrica.
Ao fim de sua fala, ela enfatizou que “não há barreiras que não possam ser ultrapassadas quando há união, somada à vontade política, principalmente quando se trata dos entes federados dos municípios, pois é neles em que tudo acontece. Os 741 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados confiam na sua força política para a modernização da legislação, de forma justa e necessária”. Para isso, ela frisou: “não há força política sem representatividade. A ação municipalista é indispensável às nossas conquistas”.
Em seu discurso, o reeleito Presidente da AMUSUH e Prefeito de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes, agradeceu a todos o prestígio do evento e destacou que “o movimento municipalista protagonizado pela AMUSUH é o único que pode verdadeiramente garantir os recursos que são imprescindíveis para os nossos municípios”. Por fim, garantiu que “a AMUSUH sempre estará ao seu lado para lutar pela garantia dos recursos financeiros e fiscais que são exclusivos dos seus municípios, conforme prevê a Constituição Federal”.
A nova composição da Diretoria-Executiva da Associação foi disposta da seguinte forma: Otávio Augusto Giantomassi Gomes, Prefeito de Ilha Solteira (SP), Presidente; Carlos Alberto Lereia da Silva, Prefeito de Minaçu (GO), Vice-Presidente; Alexandre Franca Siqueira, Prefeito de Tucuruí (PA), Vice-Presidente; Francisco Lacerda Brasileiro, Prefeito de Foz do Iguaçu (PR), 1º Secretário; Marcondes Francisco dos Santos, Prefeito de Paulo Afonso (BA), 2º Secretário (em exercício); Renata Cristina Silva Borges, Prefeita de Araporã (MG), Diretora Administrativa; Gilmar Marco Pereira, Prefeito de Campos Novos (SC), Diretor Financeiro; Valdir José Zasso, Prefeito de Alpestre (RS), Diretor de Comunicação; e Ângelo Chaves Guerreiro, Prefeito de Três Lagoas (MS), Diretor de Relações Institucionais.