FORTALECIMENTO DO MUNICIPALISMO
Em evento até então inédito, a AMUSUH reúne representantes de 160 municípios geradores de energia, em prol do fortalecimento do municipalismo.
Em maio, a AMUSUH promoveu, em Brasília (DF), o I Fórum Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas. O evento teve a finalidade de fomentar a troca de experiências entre os MSU, viabilizando a divulgação de projetos bem-sucedidos e tornando real a aplicação desses modelos nos municípios em desenvolvimento. O encontro permitiu que representantes de 160 municípios do segmento de produção de energia debatessem temas pertinentes ao setor, sobretudo aqueles ligados aos direitos já consolidados desses municípios.
O evento configurou uma verdadeira mobilização. “Sabemos que só por meio da união dos municípios conseguiremos garantir a manutenção dos direitos já consolidados e a conquista de novos benefícios. Nada melhor do que um evento desse porte e dessa natureza para afinarmos nossos discursos e traçarmos estratégias em prol de objetivos em comum”, afirmou, na ocasião, a Secretária-Executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio.
Encontro com todas as regiões do País
Um ponto central do evento foi a possibilidade de reunir, em um mesmo espaço, presencialmente, representantes de municípios de todas as cinco regiões do Brasil, o que até então constituía um feito inédito.
A característica regional do encontro permitiu colocar os MSU a par do que vinha sendo discutido no Congresso Nacional, como as proposições em tramitação legislativa que alteravam o cálculo do VAF do ICMS e a diminuição que vinha acontecendo nos repasses dos valores recebidos pelos MSU referentes à CFURH.
I Fórum Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas
Programação do I Fórum Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas