Assembleia inicia 2018 com foco na recuperação da CFURH

por | 21 fev, 2018 | Notícias

Dezenas de prefeitos, vereadores e assessores participaram da assembleia organizada pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) realizada nesta terça-feira (20) na Câmara dos Deputados em Brasília. Além da prestação de contas da Associação, o foco dos debates foi o Projeto de Câmara 315/2009 que aumenta em 44% os repasses da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) enviados aos municípios.

O encontro realizado pela AMUSUH afinou as estratégias para as pautas municipalistas com destaque para o PLC 315. Na reta final de análise no Senado, esse projeto aumenta a fatia municipal da CFURH de 45% para 65%. Essa medida garantirá mais recursos para os 729 municípios sedes de usinas e alagados.

Durante a assembleia, alguns parlamentares foram homenageados com uma placa de distinção pelos trabalhos desenvolvidos em prol das prefeituras. O senador Cidinho Santos, relator do PLC 315 e do pedido de urgência para o projeto no Senado, os deputados Luiz Carlos Heinze, Julio César e José Carlos Aleluia, assim como o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados, deputado Valdir Colatto, receberam a honraria municipalista.

No encontro, os prefeitos também discutiram as dificuldades das finanças municipais e as saídas criativas para congelar os prejuízos. Nesse sentido, reforçou-se a necessidade de aprovar o PLC 315/2009 . Neste ano conturbado, aprovar o Projeto é urgente e precisa contar com a mobilização de todos os prefeitos.

Após a assembleia, a AMUSUH e diversos prefeitos foram recebidos pelo líder do Governo no Congresso, deputado André Moura, que prometeu conversar com o presidente do Senado para agendar a votação do PLC 315/2009.

Nesta quarta-feira (21), os prefeitos, coordenados pela AMUSUH, vão se reunir com os 81 senadores para mostrarem as realidades regionais e solicitarem apoio para a aprovação definitiva do PLC 315. Aprovado no plenário do Senado, o projeto seguirá diretamente para sanção presidencial.

A AMUSUH consolida sua força por meio da união da representatividade política das dezenas de prefeitos que participaram deste encontro democrático, progressista e eficaz. Este movimento será determinante para a aprovação deste projeto que representará milhões em recursos enviados aos municípios. Na defesa das prefeituras, a AMUSUH, em sua incansável atuação, continua fazendo história municipalista no país. Depois deste período de tormentas e desafios, a esperança de bons resultados se consolidará em resultados ansiosamente aguardados pelos municípios.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

O Boletim da Aquicultura em Águas da União 2023 aborda a importância da atividade pesqueira para o fomento de empregos e o desenvolvimento dos municípios, principalmente no atual momento de fim e início de novos mandatos de prefeitos no País  Paulo Castro...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade