A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados (AMUSUH) participou na última sexta-feira (17) da posse da nova Diretoria, do Conselho Fiscal e da Comissão de Assessoramento da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) em Minas Gerais. São 24 municípios mineiros que fazem parte desta Associação sendo 21 atingidos por usinas hidroelétricas. Na região, três municípios são sedes de usinas: Araguari, Araporã, Indianápolis e Santa Vitória. Ao estreitar mais esse laço com esta importante Associação, a AMUSUH consolida sua atuação nacional e o desenvolvimento de ações para chegar ao maior número de municípios propondo alternativas para além da geração de energia elétrica.
O novo presidente da AMVAP e prefeito de Ipiaçu (MG), Leandro Luis de Oliveira, destacou os potenciais do município “Nossa cidade é rica em águas e já desenvolve bastante a aquicultura. Estamos preparados para receber mais empresários que acreditem nas nossas capacidades”, afirmou Oliveira.
A AMUSUH, convidada para o evento, foi representada pela secretária-executiva Terezinha Sperandio que em sua fala fez questão de ressaltar a importância da geração elétrica e dos lagos para a região. “Os municípios precisam ficar atentos aos repasses oriundos da geração e aproveitar de maneira mais efetiva os lagos das usinas. É urgente diversificar as formas de renda para que os municípios avancem. Contem com a AMUSUH nas mais diversas demandas junto ao governo Federal”, declarou Terezinha.