Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
Na última terça-feira (03/12), a equipe técnica da AMUSUH participou de uma reunião presencial com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na sede do órgão, em Brasília (DF). O encontro teve a finalidade de estreitar a parceria e a cooperação técnica entre a Associação e o MPA para o fomento do uso múltiplo das águas da União nos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados.
A AMUSUH foi representada no encontro pela secretária executiva da Associação, Terezinha Sperandio, e pelo assessor executivo, Arthur Kunz Ferreira. Ambos foram recebidos pela secretária nacional da aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares, e por uma assessora. No decorrer do encontro, juntou-se à reunião a diretora de aquicultura em águas da União, Juliana Lopes da Silva.
Na ocasião, Terezinha Sperandio fez a questão de reforçar a importância de que a AMUSUH tivesse mais dados sobre a capacidade instalada dos lagos da União, para que a informação servisse ao planejamento dos prefeitos que tivessem a intenção de fomentar a implementação de atividades nas represas das usinas em seus respectivos municípios, como a aquicultura, a partir de uma melhor infraestrutura e a participação da iniciativa privada.
Já ao fim do encontro, Juliana Lopes da Silva se dispôs a fornecer esses dados à AMUSUH e a reunião foi encerrada com o agendamento de novos encontros brevemente para a continuidade de planejamentos em comum da parceria.