Café da manhã no Senado reúne AMUSUH e parlamentares para o debate de pautas municipalistas
No dia 12 de fevereiro, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados patrocinou um café da manhã no Restaurante do Senado Federal, em Brasília (DF), para reunir representantes de prefeituras e parlamentares em torno de um debate sobre um plano estratégico de ações conjuntas entre a AMUSUH e a Frente Parlamentar Mista para o ano de 2020.
Leia mais
Dentre as prioridades para o ano estavam os temas principais da Reforma Tributária e, especialmente, a análise das mudanças que acarretaram perdas da CFURH para os municípios.
- A prioridade no ano era acionar as forças políticas para que as propostas da Reforma Tributária levassem em conta e protegessem as finanças municipais. A AMUSUH já havia feito um estudo dos impactos nas finanças municipais com as propostas da Reforma Tributária então em andamento no ano.
- Outra meta da AMUSUH era tramitar um projeto de lei para modernizar a legislação atual que rege a distribuição da CFURH, bem como sugerir uma emenda para o novo Código Brasileiro de Energia Elétrica.
- Outra preocupação era o acompanhamento e o monitoramento constante de mais de 30 proposições em andamento nas duas Casas Legislativas que poderiam ser lesivas às garantias constitucionais dos municípios, além de uma atenção especial referente à regulamentação da Norma Jurídica da Emenda Constitucional n° 102/2019.
- A AMUSUH também procurou avaliar de perto o trâmite de um decreto que buscava a desburocratização do uso múltiplo dos lagos das usinas hidroelétricas.
- A AMUSUH também tratou da sua participação na IV Conferência Nacional de PCHs e CGHs, objetivando estabelecer parcerias.
Veja o vídeo do evento a partir do seguinte link: https://youtu.be/OFgr5oQN3ow