AMUSUH PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO SENADO SOBRE AQUICULTURA E TURISMO
Em 2019, a AMUSUH participou de uma comissão no Senado Federal que debateu os entraves e desafios para aumentar o aproveitamento das águas públicas no País. As novas diretrizes relacionadas ao desenvolvimento da aquicultura e da pesca e do turismo, estabelecidas pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) têm enorme potencial para garantir o crescimento econômico, pesqueiro e turístico do Brasil. Como a AMUSUH atua em várias frentes em prol de novas alternativas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, ela fez parte da audiência.
O debate contou com o então secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif Júnior, que garantiu que o setor deve crescer muito nos próximos anos. “A pesca, a aquicultura e o turismo têm grandes potenciais em nosso País. No Brasil, o esporte mais conhecido é o futebol, mas o mais praticado é a pesca, nas suas diversas modalidades. Para isso, cada vez mais, precisamos aprimorar o setor”, pontuou ele.
A AMUSUH exaltou a importância desse tipo de debate para que as legislações e iniciativas se adaptem aos anseios da população. A Associação teve um papel fundamental no debate, a partir da elaboração de um estudo minucioso do universo hidroelétrico, que foi entregue aos órgãos do Governo Federal, para contribuir para a desburocratização e o fomento da aquicultura e do turismo nos 41 mil km2 de áreas alagadas pelas usinas hidroelétricas, cujas águas podem se transformar em grandes reservatórios produtores de pescados e pontos turísticos, a fim de trazer benefícios para mais de 42 milhões de brasileiros que vivem nesses municípios.
Confira o vídeo do evento a partir do seguinte link: