7ª Videoconferência AMUSUH – Goiás – Lagos mais lucrativos e Compensação justa

por | 17 jun, 2021 | Atividades/Ações, Galeria de Fotos, Notícias

As dezenas de milhares de quilômetros quadrados de águas da União têm grande potencial para aumentar a produção de pescados do Brasil. Os usos múltiplos dos lagos das usinas e uma Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) justa foram temas da sétima videoconferência organizada pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) com os municípios de Goiás.

Para dinamizar os usos dos lagos, a AMUSUH estabeleceu acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura (MAPA). A produção de pescados em tanques-redes pode ser uma grande ferramenta de desenvolvimento municipal.

Nesse sentido foi a apresentação da Coordenadora-geral de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas da União (SAP/CGAA /DEPOA), Juliana Lopes. “O mais importante é garantir a infraestrutura paralela para depois se concentrar nas águas. Serra da Mesa, por exemplo, é o maior reservatório do país e alimenta outros lagos para gerar energia. Muita água, mas a capacidade de produção é pequena porque a sua renovação é demorada. Cada local tem seu potencial e isso depende da capacidade de suporte das águas e da logística associada. As prefeituras não podem solicitar áreas de cultivo, mas podem trabalhar em todos os outros setores para atrair investimentos”, disse Lopes.

Com a dispensa de licitação para os projetos de aquicultura em águas da União através da Lei 14.011 de 10/06/2020 e o decreto de nº 10.576, de 14/12/2020, os pedidos foram concentrados na Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP)

Para o diretor do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura (SAP –DEPOA), Maurício Nogueira Pessoa, a SAP está à disposição dos municípios para fomentar o setor. “O processo de licitação passou por atualizações e agora é bem mais célere. A produção de pescados nos 73 reservatórios em águas da União pode crescer ainda mais. A fiscalização e ordenamento dos locais também são importantes para liberar espaços para criação”, afirmou Pessoa.

Para o prefeito de Cachoeira Dourada (GO) e diretor administrativo da AMUSUH, Rodrigo Rodrigues Almeida, as reuniões são primordiais. “Defender a pauta comum dos municípios é a grande missão. Essas videoconferências unem os municípios. A AMUSUH está fazendo um trabalho histórico e espetacular. Isso reflete na arrecadação dos municípios. Esse trabalho tem que continuar. Além dos trabalhos no Congresso, a desburocratização dos usos dos lagos é muito importante. temos que atuar com nossa força política”, declarou Rodrigues.

Compensação Justa

A AMUSUH também apresentou os trabalhos desenvolvidos no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal para que sejam justos os repasses para os municípios. Modernizar a CFURH é determinante e por por isso está sendo proposto o Novo Código do Setor Elétrico e via um Projeto de Lei, além das ações judiciais questionando os atuais moldes de cálculo da Compensação impetradas pela AMUSUH.

A secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, explicou os trabalhos desenvolvidos. “Nossas estratégias são diversas face a cada cenário. A Associação tem bases de dados que comprovam as necessárias mudanças na CFURH. Já tivemos uma vitória com o PLC 315/2009 que aumentou em média mais de 50% as receitas repassadas aos municípios. Isso tudo além dos 30 projetos que monitoramos constantemente”, afirmou Terezinha Sperandio.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

Convite: Frente Parlamentar Mista

Convite: Frente Parlamentar Mista

Atenção, Srs.(as) Prefeitos(as): Aguardamos sua inestimável presença nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília (DF), para uma audiência pública no Senado Federal e para a instalação da Frente Parlamentar Mista, além de diversos encontros com autoridades da Administração...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade