.ptl-top-title h2 { font-size: 20px !important; text-transform: uppercase !important;}

Em frente ao Congresso Nacional, Cassiano Maia, presidente da AMUSUH, fala sobre metas e conquistas

23 maio, 2025

Por Juliana Ribeiro

Em agendas políticas na capital federal nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, o presidente da Associação dos Municípios-Sede de Usinas Hidrelétricas e Alagados (AMUSUH), Cassiano Maia, esteve à frente de discussões cruciais para o futuro dos municípios alagados e geradores de energia. Em frente ao Congresso Nacional, Maia abordou temas como a reforma tributária, a compensação financeira e os desafios enfrentados por essas localidades.
Em entrevista exclusiva à equipe de comunicação da AMUSUH, representada por Juliana Ribeiro, Cassiano Maia compartilhou detalhes sobre sua atuação e as metas da associação.

O Presidente da AMUSUH em Destaque

Juliana Ribeiro: Quem é Cassiano Maia?
Cassiano Maia: “Juliana, agradeço a oportunidade de estar aqui presente neste belo cartão-postal da capital federal, Brasília, na Esplanada dos Ministérios, ao lado do Congresso Nacional. Estamos hoje em uma extensa rede de agendas na região. Como presidente da AMUSUH, nossa associação dos municípios-sede de usinas hidrelétricas e alagados, estamos aqui junto com vários prefeitos para nos fortalecer e mostrar que a união faz a força.”

Juliana Ribeiro: Como é ser presidente de uma instituição renomada como a AMUSUH?
Cassiano Maia: “É um dia a dia cheio de tarefas, atribulado, mas também preciso dividir meu tempo com a prefeitura, pois sou prefeito de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, uma cidade de 150 mil habitantes, também sede de um município de usina hidrelétrica. Venho conciliando essa agenda com a AMUSUH. É importante termos este espaço em Brasília, onde nós, prefeitos, podemos ter agendas com nossa bancada federal de diversos estados, com os demais prefeitos dos municípios associados, para que juntos consigamos fortalecer a associação, nos ajudando em orçamento, principalmente neste momento de reforma tributária, em que os municípios preveem desafios e precisamos alavancar nossos recursos para as compensações financeiras dos municípios.”

Metas e Conquistas da AMUSUH

Juliana Ribeiro: E quais são suas principais metas para a AMUSUH?
Cassiano Maia: “As principais metas consistem em fortalecer a associação, para que consigamos trazer mais municípios para compor a entidade e somar esforços para que possamos ter um maior número de parlamentares atuantes em nossas pautas. Uma das bandeiras que defendemos são melhores compensações financeiras. Nossos municípios têm esse direito, precisamos ir em busca, e isso ajudará pequenos municípios que sofrem com seu orçamento público, e grandes municípios que também precisam de mais recursos, com o objetivo de ter uma entrega melhor para cada cidadão dos municípios brasileiros.”

Juliana Ribeiro: Sabemos que a AMUSUH possui mais de 700 municípios associados. Como foi construída essa história de sucesso?
Cassiano Maia: “Sem dúvida alguma, realmente é uma história de sucesso. São mais de 700 municípios envolvidos com todo o calor da emoção em busca de melhorias orçamentárias para que possamos, cada vez mais, na soma desses esforços, angariar nossos recursos e levar para cada município. E hoje, somamos com nossos parlamentares, somamos com os prefeitos, para que consigamos a busca de mais associados, para nos fortalecermos, para que possamos ajudar os pequenos municípios-sede de usinas hidrelétricas, mas também aqueles pequenos municípios que são alagados. Porque a fonte de energia hidrelétrica, que é a principal fonte de energia do nosso país, realmente se faz representada, e precisamos ser mais fortes para conseguirmos todas as nossas compensações financeiras e ajudar a população que mais merece.”

Uma Mensagem aos Gestores Municipais

Juliana Ribeiro: Presidente, por fim, deixe uma palavra final para quem está assistindo a este vídeo.
Cassiano Maia: “A palavra final, além de ser para todos os brasileiros, é realmente para os gestores municipais. Hoje somos uma associação grandiosa, com mais de 700 municípios, mas queremos muito mais. Queremos estar cada vez mais fortalecidos para sermos muito mais representativos junto aos parlamentares, as bancadas federais, para que consigamos ter força no parlamento e ir em busca de mais compensações financeiras e levar esses recursos para quem mais precisa: os municípios e a população. É por isso que estamos nessa luta! E eu chamo todos vocês para que juntos possamos somar e sermos mais fortes!”

Sugestões de Temas

Você tem uma sugestão de pauta para ser abordada pela AMUSUH? Encaminhe seu pedido para Amusuh@amusuh.org.br. Nossa equipe prontamente dará a resposta.

Posts Relacionados

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade