O prefeito de Guaíra (PR), Heraldo Trento, parabenizou os trabalhos desenvolvidos pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) nas recentes batalhas no Congresso Nacional e na Presidência da República que hoje garantem ao município cerca de R$ 20 milhões a mais no orçamento anual.
A AMUSUH foi decisiva na aprovação da lei 13.661/2018 que aumentou em 44% os repasses da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH)e doa Royalties da usina de Itaipu para os municípios e na Lei 13.823 de 9 de maio de 2019 que aumenta de 4,86 para 8% a participação de Guaíra no montante dos Royalties de Itaipu repassados para os 16 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul afetados diretamente pelo reservatório da usina binacional.
“Ás vezes os municípios não tem noção da importância da AMUSUH. Ela tem atuado sempre em defesa dos municípios. A AMUSUH trabalha. Não desacreditem. Para Guaíra serão R$ 20 milhões extras para um município pequeno. Grande conquista que devemos à Associação e aos parlamentares que foram autores e relatores”, afirmou o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento.
A AMUSUH tem feito história no municipalismo brasileiro com a aprovação de leis que melhoram a vida de mais de 42 milhões de brasileiros. Além de melhorar as leis e regras do setor, a AMUSUH fomenta novas alternativas para os lagos das usinas. O futuro vai além da geração elétrica.