Terezinha: “Acabar com as perdas do ICMS foi um grande destaque do nosso trabalho”

por | 22 fev, 2017 | Notícias | 0 Comentários

Na assembleia geral da AMUSUH (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados) ocorrida no dia 14 a secretária-executiva Terezinha Sperandio relatou as principais conquistas e mobilizações municipalistas. Responsável pelo cotidiano produtivo da Associação, Terezinha destacou a importância da articulação política dos prefeitos e parlamentares para reverter as perdas do VAF do ICMS da geração de energia elétrica advindas da lei 12.783/2013.

Desde a edição desta Lei, a AMUSUH vinha alertando os prefeitos de municípios onde as empresas aderiram à legislação. É constante a necessidade de acompanhar os números relativos ao Valor Adicionado Fiscal-VAF da geração de energia de cada municípios associado. Identificamos a evolução das perdas e acionamos as prefeituras. Os repasses do VAF de 2015 foram desastrosos. Felizmente a justiça fiscal será feita em breve quando o projeto que acaba com as perdas for sancionado pela Presidência da República.

Com o intuito de diminuir as tarifas de energia, o governo apresentou em 2013 a lei 12.783 que não levou em conta as especificidades do setor. Por conta desta legislação, atualmente mais de 30 municípios perdem recursos que chegam a 70% do valor do ICMS relativo à geração de energia elétrica.

“Tínhamos um esboço de lei e fomos até o ministro de Minas e Energia. Em 10 dias estávamos sentados com as equipes técnicas do ministério da Fazenda, Minas e Energia, Tesouro Nacional, Secretaria de Assuntos Federativos (SAF), Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Secretaria de Fazenda e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Assim construímos esse projeto”, explicou Terezinha.


Esta mobilização de forças capitaneada pela AMUSUH resultou na apresentação do PLS (Projeto de Lei do Senado) 525/2015 de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Depois de aprovado por unanimidade em todas as instâncias do Senado, a matéria foi enviada para a Câmara onde se tornou PLP 163/2015.

Os trabalhos da AMUSUH continuaram e foram reforçados pela Frente Parlamentar Mista e em especial pela atuação constante do deputado Júlio César (PSD-PI) que foi autor de um pedido de urgência para o projeto. Depois de muito trabalho, o projeto foi finalmente votado na Câmara e aprovado com 402 votos. Agora a matéria deve ser sancionada em breve pela Presidência da República.

“Canindé de São Francisco, por exemplo, perdeu R$ 19 milhões em 2015 e outros R$ 25 milhões no ano passado. Não tem jeito de gerenciar um município com tantas perdas. Felizmente o projeto está para ser sancionado e terminaremos de vez com esse problema que tanto afetou as finanças municipais”, afirmou Terezinha.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade