Presidente Otávio Gomes participou da sessão, que trouxe debates dos senadores com prefeitos sobre a PEC 45/2019, e manteve contato com personalidades-chave do histórico processo da Reforma Tributária no País
Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
No dia 28/09, o presidente da AMUSUH e prefeito de Ilha Solteira (SP), Otávio Augusto Giantomassi Gomes, participou da Sessão de Debates Públicos do Senado Federal, cuja pauta foi “Debate com Prefeitos sobre a Reforma Tributária”, evento realizado no Plenário da referida Casa Legislativa (acesse aqui).
Durante o encontro e no decorrer do dia, o presidente da Associação pôde também estreitar o contato com figuras públicas que são personalidades-chave no histórico processo da Reforma Tributária no Brasil: o senador Eduardo Braga, relator da PEC 45/2019 no Senado; o senador Renan Calheiros, ex-presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional; e o economista Bernard Appy, mentor da proposta e secretário extraordinário da Reforma Tributária no atual governo Lula.
“Nesses encontros, procurei passar para eles as preocupações dos prefeitos sobre as consequências difíceis que a Reforma Tributária irá gerar principalmente para os entes federativos mais frágeis: os municípios. Falei a eles da dimensão do prejuízo para os municípios do segmento produtivo e do montante que o meu próprio município de Ilha Solteira irá perder com os novos critérios da Reforma Tributária aprovados na Câmara dos Deputados. Para isso, abordei o estudo da AMUSUH, que comprova o impacto negativo nos municípios produtores e, consequentemente, no País”, destacou o presidente Otávio Gomes.
O presidente Otávio Gomes ainda explicou a eles que o estudo da AMUSUH traz a real dimensão das perdas municipais com os critérios atuais da PEC 45. “Eles se prontificaram em dar mais atenção à nossa demanda”, finalizou o presidente da Associação.