Prefeitos mobilizam senadores pelo aumento da CFURH

por | 21 jun, 2017 | Notícias

Dezenas de prefeitos de todo o país estão em Brasília para expor aos senadores a necessária justiça que precisa ser feita com o aprimoramento da distribuição da CFURH (Compensação Financeira Pelos Utilização de Recursos Hídricos). O objetivo é formar consenso junto aos parlamentares para a aprovacão do PLC (Projeto de Lei da Câmara) 315/2009 que aumenta de 45% para 65 % a parte da Compensação destinada aos 727 municípios. Após grandes perdas de receitas oriundas da geração elétrica, as prefeituras precisam de uma resposta à altura das suas enormes responsabilidades com a população.

A mobilização organizada pela AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados) realizou diversas audiências com senadores e seus representantes imediatos. O projeto está sob relatoria do senador Cidinho Santos (PR-MT) que poderá apresentará sua defesa diretamente no Plenário. Depois da aprovação no Senado, o projeto segue para sanção presidencial.  Na série de encontros políticos, diversos senadores manifestaram apoio a esta causa municipalista. Reuniões profícuas que terão bons resultados em breve.

Aumentar a fatia da CFURH destinada aos municípios é corrigir uma distorcida interpretação da Constituição. A CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), também regida pela Carta Magna, é destinada em sua maior parte para os municípios (65%), sendo 23% para o Estado e 12% para a União. Não existe razão para a CFURH ser diferente.

Além disso, os municípios têm sofrido os desastrosos impactos da lei 12.783/2013 que falhou no intento de diminuir as contas de energia e acabou causando prejuízos milionários. As perdas de 30% nos repasses da Compensação que tiveram origem na MP 579/2012 foram finalmente interrompidas pela sanção da lei complementar 158/2013. Esta grande vitória dos municípios foi fruto da canalização de energias políticas dos prefeitos e técnicas realizada pela AMUSUH.

O PLC 315/2009 pode ser aprovado em breve no Senado a depender do empenho dos prefeitos que não pouparam energias nos quilômetros percorridos de um gabinete para outro. Esta mesma energia é a que não pode faltar para as prefeituras responderem às necessidades dos cidadãos. Por isso, melhorar a CFURH é fazer justiça social e econômica com aqueles que estão mais próximos do cotidiano das pessoas.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

O Boletim da Aquicultura em Águas da União 2023 aborda a importância da atividade pesqueira para o fomento de empregos e o desenvolvimento dos municípios, principalmente no atual momento de fim e início de novos mandatos de prefeitos no País  Paulo Castro...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade