PARCERIA DA AMUSUH COM O CONSÓRCIO DE USINAS DE TUCURUÍ
Em 2018, a AMUSUH e o Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (COMPART), que abarcam o lago das usinas hidroelétricas de Tucuruí I e II, estabeleceram uma série de estratégias conjuntas para fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Uma união de forças que possibilitou agilizar os trabalhos políticos junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.
A AMUSUH foi representada no município de Novo Repartimento pela secretária-executiva da Associação, Terezinha Sperandio. Em suas colocações, ela reforçou a necessidade da sinergia entre a AMUSUH e o COMPART para o enfrentamento das batalhas municipalistas. A parceria consolida a atuação da AMUSUH nas demandas da região. O presidente do COMPART e prefeito do município de Itupiranga (PA), José Milesi, falou que a união das entidades inaugura um novo tempo de mobilização para que possam evoluir as demandas dos municípios paraenses.
Durante o encontro, foi muito comemorada a aprovação do PLC 315/2009. Além disso, foi tratada a importância da revisão dos planos ambientais para o lago de Tucuruí, que estava sendo um grande problema, pela falta de cumprimento das obrigações da concessionária Eletronorte, sendo que um objetivo era estabelecer um termo de cooperação técnica e fomentar projetos para os municípios que abarcam a represa da usina de Tucuruí.