DIRETORIA DE ITAIPU RECEBE A AMUSUH
No mesmo ano, a Diretoria-Executiva da AMUSUH reuniu os prefeitos dos municípios que abrangem o lago de Itaipu para debater com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, e o diretor financeiro, Mário Antônio Cecato, em Foz do Iguaçu (PR), a nova divisão dos Royalties e da CFURH, já considerando a mudança dos critérios, que aumentou a compensação financeira para os municípios, passando de 45% para 65%.
Um assunto também debatido foi a crise hídrica, a pior que a região enfrentou desde o apagão ocorrido 2001. Com menos chuvas, há menos geração de energia. Assim, os repasses de recursos às prefeituras acabam sendo afetados. Porém, a nova divisão das compensações surgiu para amenizar um pouco a queda de arrecadação decorrente da baixa geração de energia.
Na ocasião, o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, destacou a importância do encontro para elucidar as dúvidas e reforçar a parceria com Itaipu. “Durante a reunião, foram dirimidas as dúvidas quanto à aplicabilidade da Lei 13.661, que aumenta de 45% para 65% a CFURH destinada aos 739 municípios. Além disso, também incide sobre os Royalties da Itaipu Binacional, destinados aos 347 municípios que fazem parte das bacias hidrográficas que alimentam a bacia do Paraná. Foi um diálogo proativo, construtivo e esclarecedor de dúvidas”, ressaltou o gestor.
A AMUSUH é parceira histórica da Itaipu Binacional nas políticas em defesa dos municípios e nos projetos que geram energia com responsabilidade social e ambiental no Brasil e no Paraguai.