AMUSUH, prefeitos e demais autoridades participam de café da manhã no Senado em comemoração à posse do novo quadro diretor da entidade
No segundo dia da I Conferência Nacional da AMUSUH, o Restaurante do Senado Federal sediou a comemoração da Cerimônia de Posse da Diretoria-Executiva e dos Conselhos da Associação, além de servir de ponto de encontro para o fortalecimento de alianças políticas entre a AMUSUH, prefeitos e autoridades do atual Governo Federal, em prol da resolução de demandas dos municípios geradores de energia hídrica.
No dia 08/03/23, a convite do Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), a AMUSUH reuniu prefeitos e demais autoridades municipais, estaduais e federais em um café da manhã no Restaurante do Senado, em comemoração à Cerimônia de Posse da Diretoria-Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho dos Municípios Alagados da Associação.
Foi um momento marcante não apenas de confraternização e merecida celebração, mas também de fortalecimento de alianças dos gestores municipais com representantes do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional para pautas de interesse dos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados, em especial em relação ao trâmite legislativo favorável do PL 2918/21, a principal demanda da AMUSUH neste ano de 2023.
O evento contou com vários discursos; dentre eles, do recém-empossado Presidente da AMUSUH, Prefeito de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes, reconduzido ao cargo após a eleição; da Diretora Administrativa da AMUSUH, Prefeita de Araporã (MG), Renata Borges, também mantida na atual configuração da Diretoria-Executiva da Associação; da Diretora de Aquicultura em Águas da União do Ministério de Aquicultura e Pesca (MAP), Juliana Lopes, representando o Ministro André de Paula; do Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Leandro de Borja Reis Cerqueira, representando o Vice-Presidente da República e Ministro Geraldo Alckmin; do Assessor da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Jaderson Nogueira Braga, representando o Ministro de Estado Chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e do Deputado Federal Sandro Alex (PSD/PR), dentre outros discursos.
Em sua fala, o Presidente Otávio Gomes destacou que o principal desafio da AMUSUH no novo biênio é fortalecer a união dos prefeitos e fomentar a presença deles em apoio às pautas da Associação, sendo que a mais importante delas no atual momento é a aprovação legislativa do PL 2918/21. “Precisamos transpor as barreiras que nos impedem de ter um diálogo mais franco e próximo com o Congresso Nacional, com a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto. Unidos, podemos ter na ponta, para os nossos munícipes, mais recursos e uma tranquilidade jurídica, que hoje não acontece. Atualmente, em um ano, temos uma grande arrecadação e, no outro ano, não temos, o que não permite que a gente consiga realizar um grande planejamento na administração pública, pela falta de recursos. E é aí que entra a AMUSUH, possibilitando essa grande união, com uma pauta que seja comum a todos os municípios geradores”, disse ele.