AMUSUH participa da IV Conferência Nacional de PCHs e CGHs

Ainda em 2020, o então presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, participou da IV Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), em reunião on-line, devido ao isolamento social imposto decorrente da pandemia.

Na ocasião, ele destacou a importância do uso múltiplo dos lagos das usinas, apresentou o panorama atual das ações desenvolvidas pela AMUSUH e focou nas evoluções e perspectivas de desburocratização para alavancar a produção de pescados nos lagos.

“Essas grandes ‘fazendas de água’ têm de produzir oportunidades para as pessoas. Nesse processo, a AMUSUH participou e atuou, junto aos órgãos do Governo Federal e ao Congresso Nacional, na elaboração de um futuro decreto que agora está em análise na Casa Civil, antes da sanção presidencial”, afirmou ele, na ocasião. A Lei nº 14.011/2020, oriunda da MP nº 915/2019, isenta de licitação a utilização dos lagos de domínio da União e facilitará sobremaneira a implantação de cultivo de peixes em tanques-rede.

Desde 2015, a Associação estabeleceu um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/Mapa) para realizar ações e fomentar a aquicultura nos lagos das usinas. Ainda no ano de 2020, a AMUSUH buscou firmar um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH) para somar esforços conjuntos no sentido de expandir o uso múltiplo dos lagos das usinas hidroelétricas.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *