AMUSUH BUSCA APOIO DO MIN
Encontro no Ministério da Integração Nacional objetivou firmar parceria com a finalidade de reaproveitar os lagos das usinas para a implementação da aquicultura nos municípios.
Em audiência no Ministério da Integração Nacional (MIN), a AMUSUH buscou a consolidação da cooperação do órgão federal para o desenvolvimento de projetos municipais, em encontro que contou com a presença de vários prefeitos, em representação a todas as regiões do País. Participaram também da audiência o Presidente da Frente Parlamentar Mista, Deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), e o Deputado Júlio César (PSD-PI). As aspirações do Ministério e da AMUSUH convergiam. Além de propor a defesa dos legítimos interesses dos municípios nas duas Casas Legislativas, a AMUSUH sugeriu que o MIN apoiasse a criação de novas formas de geração de renda nos municípios. Considerando que a maioria dos lagos das usinas estava inutilizada ou subutilizada, a meta da Associação era usar o potencial das águas para outras utilidades.
A parceria com o Ministro Hélder Barbalho já funcionava com perfeição desde o tempo do Ministério da Pesca e Aquicultura. Na opinião de Barbalho, a aquicultura precisava ter seu valor reconhecido. “Sempre defendi com afinco a pesca e a aquicultura para a produção de pescados nos lagos das hidroelétricas. Trata-se de uma solução estratégica, face às perspectivas da produção de proteína. Neste sentido, a aquicultura é um grande vetor. Sou um defensor de que nós encontremos, a partir da produção de pescados, o desenvolvimento de todas as regiões do País. Os municípios não podem viver apenas dos royalties e da compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos”, afirmou ele na ocasião.