Videoconferência com integrantes da atual e da próxima gestão da Diretoria Executiva da AMUSUH é marcada por clima de saudosismo, gratidão pelo dever cumprido e aceitação do desafio futuro. A posse dos novos dirigentes da Associação ocorrerá no dia 11 de março
Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
Nesta terça-feira (25/02), uma reunião virtual em clima de cordialidade marcou reapresentações, suscitou lembranças e aproximou membros da atual e da gestão seguinte da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH).
O encontro foi combinado como parte dos preparativos para a solenidade de posse, cuja cerimônia ocorrerá após o Carnaval, no dia 11 de março, às 15h, no auditório do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Brasília (DF).
Na reunião virtual, o presidente Otávio Gomes lembrou com saudade das lutas empreendidas à frente da entidade durante os quatro anos de sua gestão, marcada por conquistas, mas também por grandes desafios, como a votação da Reforma Tributária em 2023 e 2024, que tanto exigiu da Associação em todos os sentidos.
Por sua vez, o próximo presidente da AMUSUH e prefeito eleito do município de Três Lagoas (MS), Cassiano Maia, falou a todos com o empenho de quem já se prepara para os grandes desafios que virão à frente da Associação.
A secretária executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, fez a mediação da reunião e as apresentações, conferindo o clima de congraçamento, que uniu as duas gestões em uma conversa fraterna e amena, com um tom de despedida e saudade, de um lado, e de chegada, garra e empenho, do outro lado.
Na ocasião, o atual presidente da AMUSUH e ex-prefeito do município de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes, deixou um depoimento tocante sobre sua passagem exitosa à frente da Associação por quatro anos. “É um prazer estar aqui como presidente da AMUSUH e já aproveito para parabenizar todos os membros da Diretoria Executiva que está sendo composta para assumir em março. Somos devedores dessa sensibilidade que a D. Terezinha sempre teve para garantir uma grande representatividade da AMUSUH, que é um dos motivos da força política da Associação. Esse é um diferencial da AMUSUH, que sempre levou informações sérias para o progresso dos municípios e sempre falando a verdade para os nossos representantes no Congresso Nacional e nos órgãos do Governo Federal, sempre com embasamento técnico”, disse ele.
A seguir, ele afirmou: “Independentemente de espectro político ou cor partidária, a causa da AMUSUH é municipalista. Então, eu me sinto feliz e muito lisonjeado por ter sido presidente desta Associação e muito mais feliz por estar passando este bastão a todos vocês que compõem esta nova Diretoria Executiva. Tenho certeza de que este trabalho árduo continuará na presidência do Cassiano Maia, juntamente com todos os integrantes do novo quadro dirigente da AMUSUH”, afirmou ele.
Conquistas grandiosas para a população
Depois de outras falas igualmente envolventes de outros integrantes do atual e do próximo quadro dirigente da entidade, o futuro presidente da AMUSUH e prefeito eleito do município de Três Lagoas (MS), Cassiano Maia, também deixou um depoimento tocante. “Primeiramente, queria agradecer ao Otávio Gomes e a todos os outros integrantes da atual Diretoria Executiva. A gente está aceitando com muita responsabilidade este convite de estar à frente da Diretoria Executiva. Também, em pouco tempo, pude perceber a força da D. Terezinha e de como ela se faz presente e faz a Associação caminhar com ela. Com os conselhos e as orientações do Otávio e da D. Terezinha, tive a humildade de encarar a dimensão dessa missão já no meu primeiro mandato como prefeito”, declarou ele.
A seguir, ele disse: “Quero agradecer também aqui a todos os que aceitaram comigo esse desafio e me colocar à disposição para fazer o que for possível à frente da AMUSUH, para ela poder avançar em todas as pautas. Otávio já deixou várias situações elencadas e tenho certeza de que, com todo este grupo, a gente vai avançar e alcançar coisas grandiosas para a nossa população brasileira”, disse ele.
Da parte da gestão de agora, participaram da videoconferência o presidente da AMUSUH e ex-prefeito do município de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes; e o diretor financeiro e ex-prefeito de Campos Novos (SC), Gilmar Marco Pereira.
Da parte da próxima gestão, participaram da reunião virtual o prefeito de Três Lagoas (MS) e futuro presidente da AMUSUH, Cassiano Maia; o prefeito de Foz do Iguaçu (PR) e próximo vice-presidente da Associação, Joaquim Silva e Luna; o prefeito de Castilho (SP) e futuro 1º secretário, Paulo Duarte Boaventura; o prefeito de Abdon Batista (SC) e próximo diretor financeiro, Lucimar Antônio Salmória; o prefeito de Cotiporã (RS) e futuro diretor de comunicação, José Carlos Breda; e o prefeito de Indianópolis (MG) e próximo diretor de relações institucionais, Selmo Alves de Souza.
Não puderam participar da videoconferência, devido a compromissos inadiáveis, os próximos integrantes da Diretoria Executiva da AMUSUH: o prefeito de Minaçu (GO) e futuro vice-presidente, Carlos Alberto Leréia da Silva; o prefeito de Paulo Afonso (BA) e próximo 2º secretário, Mário César Barreto Azevedo; e o prefeito de Vitória do Xingu (PA) e próximo diretor administrativo, Márcio Viana Rocha.
Agenda
Dia 11/03/2025, às 15h
Evento: Solenidade de posse da Diretoria-Executiva e dos Conselhos da AMUSUH.
Local: Auditório do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 2, lotes 550/560, Edifício Soheste, Brasília (DF).