Antes mesmo da posse, que ocorrerá em março, o novo presidente da AMUSUH e um integrante do Conselho dos Municípios Alagados estiveram na sede da Associação, em Brasília. A visita do conselheiro incluiu uma articulação política com a Vice-Presidência da República, em prol de novas perspectivas para o município de Natividade da Serra
Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
A posse oficial deles só ocorrerá mesmo no dia 11 de março, mas já dá o tom do que será a nova gestão da AMUSUH a presença, na sede da entidade, em Brasília (DF), do novo presidente da Associação e prefeito de Três Lagoas (MS), Cassiano Maia; e do membro do Conselho dos Municípios Alagados e prefeito de Natividade da Serra (SP), Evail Augusto dos Santos, que compareceu em visita à secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, juntamente com o vice-prefeito do município paulista, Benedito Carlos de Campos Silva.
Audiência do novo presidente da AMUSUH
A visita do novo presidente da Associação, a ser empossado em março, já dá mostras do empenho do quadro dirigente da AMUSUH em prol dos objetivos municipalistas no biênio 2025-2026. Em audiência com a secretária-executiva da Associação, o prefeito de Três Lagoas (MS) foi à sede da entidade para tomar conhecimento dos altos e promissores desafios que o aguardam à frente da Associação. Sua nomeação reforça a importância do município sul-mato-grossense no cenário energético nacional e amplia a representatividade do estado na entidade e em articulação com o Congresso Nacional e os órgãos do Governo Federal.
À frente da entidade, o prefeito terá a missão de representar 743 municípios brasileiros que possuem usinas hidroelétricas e áreas alagadas, a fim de ampliar e realizar alguns dos objetivos da entidade no biênio, como uma CFURH mais justa para os municípios, a partir da modernização da legislação do setor hidroelétrico; novas alternativas de receitas para as prefeituras; e orientações aos municípios sobre a Reforma Tributária, aprovada pelo Congresso Nacional.
“No passado de cada gestor municipal, ninguém sabia da força política que possuía e que poderia ser relevante para os caminhos do nosso País. Hoje, ainda não sabemos tudo o que podemos alcançar, mas a AMUSUH já nos dá um norte necessário. Além disso, tendo em vista tudo o que ela já alcançou e continuará a realizar, temos uma boa ideia do que nos espera e da representatividade e força política que temos. Vamos juntos conquistar mais para os nossos municípios, porque o País precisa de uma Associação como esta, que busca a união que garante vitórias”, sintetizou o novo presidente da AMUSUH. Cassiano Maia é médico e cumpre o seu primeiro mandato político como prefeito de Três Lagoas.
Conselheiro da AMUSUH é recebido em audiência com Alckmin
Também em visita à sede da AMUSUH, foi recebido pela secretária-executiva da Associação o novo membro do Conselho dos Municípios Alagados e prefeito de Natividade da Serra (SP), Evail Augusto dos Santos, que será empossado também em 11 de março. O gestor público municipal estava acompanhado do vice-prefeito do município, Benedito Carlos de Campos Silva.
Durante a visita, eles foram atualizados sobre os objetivos da próxima gestão da AMUSUH no biênio 2025-2026. Em seguida, ambos foram recebidos pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para buscar apoio político e tratar de questões específicas sobre os desafios do município no seu atual mandato.