A solenidade de posse do novo quadro dirigente da AMUSUH para o biênio 2025-2026 é coroada por uma cerimônia magnífica, repleta de autoridades, muitas saudades de quem deixa o cargo com o sentimento do dever cumprido, memórias de lutas, metas grandiosas para o futuro e empenho promissor de quem assume os novos cargos, para mais conquistas da entidade
Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
O sentimento de realização era palpável em quem esteve presente. Em meio ao recinto repleto de autoridades, discursos emocionados e tocantes. Felicitações, abraços, sorrisos de dever cumprido, determinação de quem chega também para fazer história.
Nesta terça-feira (11/03), brilhou a solenidade de posse dos novos integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH). A cerimônia ocorreu no auditório do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Brasília (DF).
Tomaram seus lugares no palco da cerimônia a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, representando o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a senadora Tereza Cristina (PP/MS); o presidente da AMUSUH, Otávio Gomes; o presidente eleito da Associação e prefeito de Três Lagoas (MS), Cassiano Maia; o deputado federal Beto Pereira; o prefeito de Paranaíta (MT) e conselheiro dos Municípios Alagados, Osmar Moreira; e o prefeito de Castilho (SP), Paulo Boaventura, representando o Conselho Fiscal da Associação.
“Como definir a AMUSUH?”
Coube à secretária executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, a abertura do evento, que assim se expressou em suas palavras iniciais: “É uma satisfação muito grande tê-los aqui. Em nome da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, aqui presente, gostaria de cumprimentar a todos e todas. Como definir a AMUSUH? Falar da AMUSUH é falar de 743 municípios que, com seus empreendimentos instalados em seus territórios, em 21 estados da Federação, movem o País. Falar da AMUSUH é falar dessas fazendas de água que somam mais de 41 mil quilômetros quadrados de áreas alagadas, onde residem mais de 43 milhões de pessoas”.
Em seguida, ela continuou: “Prefeitos e prefeitas, falar da AMUSUH é falar de gestores em cujos municípios está o estoque de matéria-prima, que é o nosso bem mais precioso, que é a água, responsável por mais de 50% da geração de energia elétrica do País. Falar da AMUSUH é evidenciar 31 anos de história, durante os quais a Associação sempre contou com gestores municipais visionários como presidentes, que abraçaram o municipalismo para o bem do Brasil. Falar da AMUSUH é falar da importância dos municípios no contexto nacional”. Ela finalizou, referindo-se aos prefeitos e às prefeitas, dizendo-lhes que “não olhem para os lagos das usinas apenas como parte da paisagem, mas principalmente como uma oportunidade para fazer seus municípios crescerem mais”.
O maior diferencial da AMUSUH
A seguir, fez o uso da palavra o presidente da AMUSUH, Otávio Gomes, que, após cumprimentar as demais autoridades presentes ao evento, assim se pronunciou: “É com muito prazer que inicio esta solenidade de posse do novo quadro dirigente da AMUSUH, celebrando com saudade as muitas lutas das quais participei em nome do municipalismo e das metas que a AMUSUH sempre buscou nestes 31 anos de muitas conquistas e vitórias”. Em seguida, ele falou que no evento seria lançada a Revista da AMUSUH 2025, como um legado de sua gestão e de todas as outras gestões anteriores (acesse o PDF da publicação aqui).
A seguir, ele continuou: “O maior diferencial da AMUSUH está em levar informações sérias para os nossos representantes no Congresso Nacional e nos órgãos do Governo Federal, sempre com muito embasamento técnico. Agradeço aos prefeitos e às prefeitas da nossa gestão à frente da AMUSUH por todo o empenho dispensado, para que pudéssemos fazer a diferença nas batalhas que realizamos e das quais fomos vencedores, em sua maioria”.
Por fim, ele completou: “Parabenizo também a todos os novos membros do quadro de dirigente da AMUSUH, sejam eles da Diretoria Executiva e dos Conselhos. São gestores que aceitaram este grande desafio de fazer parte desta luta. São prefeitos e prefeitas que eu considero como parte da família AMUSUH. E posso dizer a vocês que as lutas e os desafios são árduos, porém gratificantes, porque buscamos o progresso do País e da nossa gente. Aproveitamos este momento especial para dizer que esta gestão também está deixando um legado para os nossos municípios, que relatamos na Revista da AMUSUH 2025, que lançamos neste evento. Por isso, é com muito orgulho que, neste momento, declaro empossado o prefeito de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, o Dr. Cassiano Maia, que a partir de hoje será o presidente da nossa AMUSUH para o biênio 2025-2026”.
Em seguida, o presidente empossado da AMUSUH, prefeito Cassiano Maia, deu posse aos outros integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho dos Municípios Alagados da Associação.
Homenagem a ex-presidentes: trabalho de excelência da AMUSUH
A seguir, o prefeito de Cotiporã (RS) e novo diretor de Comunicação da AMUSUH, José Carlos Breda, prestou uma merecida homenagem aos 14 ex-presidentes da entidade.
“Fui honrado com o privilégio de falar a vocês algumas palavras de agradecimento a todo o quadro de dirigentes da AMUSUH, que já teve, em seus 31 anos de trajetória vitoriosa, pessoas que, juntamente com os demais membros, fizeram a história desta Associação”, declarou ele.
Em seguida, ele continuou: “O trabalho de excelência que a AMUSUH realiza nunca foi obra de uma pessoa só. Pelo contrário: sempre foi um resultado coletivo, fruto de muito empenho de prefeitos e gestores municipais que deixaram seus afazeres urgentes em seus municípios e atenderam ao chamado da AMUSUH, pela luta em defesa dos direitos adquiridos dos municípios que perderam suas terras produtivas para a construção das nossas usinas. Assim como a AMUSUH, esses gestores foram visionários porque vieram em busca de uma visão ideal para o Brasil e para a nossa gente”.
Um chamado à união municipalista
Após a apresentação de um vídeo institucional da Associação, fez o uso da palavra o prefeito de Paranaíta (MT) e membro do Conselho dos Municípios Alagados da AMUSUH, Osmar Moreira. “A nossa grande missão agora, além do desenvolvimento de nossos municípios, é unir o nosso País”. E tudo começa com o fortalecimento do municipalismo.
Com a palavra, a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, ressaltou a importância da atividade como uma nova alternativa de renda para as prefeituras. Após revelar que, segundo números da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), a produção pesqueira no Brasil excedeu em 1% toda a produção de pescados no mundo, ela falou a todos que “um parque aquícola no município é uma medida de interesse social, uma vez que sua receita serve para o desenvolvimento de políticas públicas municipais para o benefício de toda a população”.
“Se nós temos água, nós temos riqueza”
A seguir, após cumprimentar os presentes e toda a audiência, discursou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que assim se pronunciou inicialmente: “Com muito carinho, de uma forma muito especial, começo dizendo que não venho como ministra de Estado, porque venho como uma filha de Três Lagoas, uma apaixonada pelo interior do Brasil, para prestigiar o meu companheiro e hoje prefeito do meu município. Tenho a honra de dizer que ele é prefeito do meu município natal, Cassiano Maia. É uma alegria saber que ele está hoje à frente desta Associação tão importante”. Em seguida, ela saudou a presença dos pais do Dr. Cassiano Maia, que estavam presentes no evento. Vieram para prestigiar a posse do filho como presidente da AMUSUH.
Depois de falar dos problemas que os municípios geradores de energia hídrica enfrentam, a ministra disse: “Mas temos que fazer, das nossas dificuldades, soluções. Se nós temos água, nós temos riqueza. Se nós temos hidrelétrica, nós temos energia. Então, é aproveitar essa abundância e essa riqueza para transformar os nossos municípios em entes federados ricos, com IDH forte, com um PIB per capita que dê dignidade à nossa população. Para isso, é preciso ousar. E eu ouso dizer, como uma municipalista que sou, filha de um município alagado, que as metas apresentadas aqui são muito pouco perto do potencial que vocês têm enquanto associação”.
Por fim, a ministra Tebet declarou: “Ficam aqui algumas sugestões para vocês, além do meu apoio incondicional, Cassiano, a todas essas medidas: a liberação de emendas, a busca da aprovação do PL [2918] de 2021, com a possibilidade de colocá-lo nas mãos de um bom relator, para que a gente possa evoluir e ter uma política bem moderna e eficiente [do setor hidroelétrico] que garanta uma compensação financeira devida aos municípios. Parabéns, Cassiano! Conte comigo! Tenho orgulho de ver um três-lagoense à frente desta Associação”.
Planejando o futuro
No encerramento da cerimônia, depois de saudar a ministra conterrânea e todas as autoridades e pessoas presentes, o prefeito eleito da AMUSUH, Cassiano Maia, assim começou seu discurso: “É com muita honra que irei administrar este desafio. Tenho a certeza de que, juntos, vamos conseguir manter toda essa esperança de melhoras para os nossos municípios. Com a Constituição de 1988, descobrimos até onde nós, gestores de municípios sedes de usinas e alagados, poderíamos chegar. A AMUSUH tem hoje 31 anos de história e, em toda essa trajetória, ela foi adquirindo credibilidade e todo um contexto de busca por direitos e valores para os nossos municípios”.
A seguir, ele completou: “E hoje, senhoras e senhores, a gente precisa realmente de força e de união, de modo que possamos entender que somos representantes de 743 municípios e que vamos convencer mais gestores para que estejam com a gente. E nós, com disciplina, coesão e planejando o futuro, com os riscos iminentes e cuidados que temos que ter, com uma Reforma Tributária que vai assolar os nossos municípios, nós juntos temos que ter esse pensamento e ir em busca dessas melhorias e riquezas pertinentes aos nossos municípios. Como disse a ministra, nós temos que ousar mais. Vamos juntos ter essa força, para que a gente consiga elevar ainda mais os patamares de cada um dos nossos municípios. Contem comigo, Cassiano, para fazermos juntos este trabalho. Muito obrigado pela presença de cada um e que a gente consiga um biênio fantástico, melhorando ainda mais as vidas dos brasileiros e de cada um dos nossos munícipes”.
O clima de festa e celebração foi concluído com uma sessão de fotos das autoridades.
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE
- 61991241265-FONE