.ptl-top-title h2 { font-size: 20px !important; text-transform: uppercase !important;}

Moka – “Compensar os municípios é fazer justiça”

por | 27 abr, 2018 | Galeria de Vídeos, Notícias, Vídeo

O senador Waldemir Moka (MDB-MS) aproveitou a sessão plenária do dia 11 de abril em que foi aprovado o PLC 315/2009 para reforçar a importância da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) enviada aos municípios. O senador afirmou que a atualização da Compensação faz justiça com os municípios que tanto sofreram com as construções das hidroelétricas.
“O PLC é um projeto que faz justiça aos municípios. O meu Mato Grosso do Sul tem inúmeros municípios nessa situação. Teve município que perdeu muitas terras agricultáveis que na época significou grandes prejuízos. É preciso indenizá-los. É claro que não estou contra as barragens. Mas as empresas precisam entender que a construção causou muitos prejuízos que precisam ser compensados. Essa matéria é muito importante para os municípios”, afirmou Moka.


Aprovado no dia 11 de abril com o voto de 43 senadores, o PLC 315/2009 vai representar um aumento de 44% nos repasses da Compensação aos 729 municípios sedes de usinas e alagados.

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) acompanhou este projeto desde a sua apresentação organizando uma série de mobilizações. Agora esta atualização de 45% para 65% da CFURH enviada aos 729 municípios deverá ser sancionada pela Presidência da República no início de maio.

Posts Relacionados

AMUSUH Recebe Prefeito de Tupaciguara em sua Sede

AMUSUH Recebe Prefeito de Tupaciguara em sua Sede

Durante a reunião, os principais temas tratados foram a Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) e propostas de melhorias para o município. Como membro do Conselho dos Municípios Alagados, Francisco Neto demonstrou conhecimento sobre os problemas do segmento e destacou possíveis alterações na PL 2918/2021, que trata da modernização da compensação financeira pelas áreas alagadas. 

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade