Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
Na última quinta-feira (11/10), representantes da Prefeitura de São Simão (GO) visitaram a sede da AMUSUH, em Brasília (DF), com a finalidade de se inteirar da situação política que se reflete no equilíbrio financeiro dos municípios e receber orientações que pudessem ajudar a sanar a condição econômica e administrativa do município goiano.
O prefeito interino, Ailton Lopes de Araújo, ressaltou que é preocupante a situação da máquina administrativa do município, que, no atual momento, está arrecadando menos do que precisa pagar. Na ocasião, a secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, explicou ao gestor em que patamar financeiro está ocorrendo a defasagem da CFURH em São Simão e falou-lhe da importância do apoio ao PL 2918/21 no Senado, cuja aprovação irá ajudar a equilibrar as contas dos municípios produtores de energia hídrica do País.
Ela aproveitou o encontro para também lhe falar sobre a relevância da adesão da prefeitura à mobilização realizada pela AMUSUH em torno do estudo que busca amenizar as perdas relativas aos critérios de partilha dos novos impostos criados pela PEC da Reforma Tributária, votados pelos deputados em julho.
A comitiva de São Simão se aproximou da AMUSUH, em busca de soluções para a difícil situação municipal vivida, graças ao fôlder sobre a Reforma Tributária, que vem sendo divulgado pela Associação, o que mostra a importância da comunicação que a AMUSUH realiza aos municípios, em prol da resolução de problemas sofridos pelas prefeituras. São Simão sempre foi um município importante e sua visita à Associação evidencia também a relevância do retorno que a representatividade da AMUSUH tem perante os municípios, o que lhe permite atuar de forma mais eficaz no sentido de auxiliar a remediar dificuldades que são peculiares a cada realidade municipal.
Cientes de uma audiência que a comitiva teria no mesmo dia com representantes do gabinete do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), liderança do Partido Socialista Brasileiro no Senado Federal, os representantes da AMUSUH também foram à reunião, para tratar do mesmo assunto da Reforma Tributária, que será votada na referida Casa Legislativa ainda neste ano.
Já no Senado, os representantes da AMUSUH foram recebidos pela chefe de gabinete do senador Jorge Kajuru, Caroline da Luz, e pelo assessor parlamentar, João Francisco Paiva, que receberam o estudo da Associação e uma solicitação de apoio político, para evitar que os atuais critérios de partilha aprovados pelos deputados na votação da Reforma Tributária sejam mantidos pelos senadores.
Os representantes da AMUSUH receberam do pessoal de gabinete a certeza de que o material seria repassado ao senador Kajuru, ocasião em que nova reunião seria agendada entre as partes para mais uma rodada de conversa e articulação política, em prol de um apoio favorável à causa defendida pelos municípios que mais serão negativamente impactados pelas recentes regras do texto da Reforma Tributária aprovado na Câmara dos Deputados.
Senador Jorge Kajuru no Plenário do Senado Federal. Foto: Jefferson Rudy (Agência Senado)