AMUSUH participa de formalização de ACT entre MPA e Itaipu Binacional

por | 8 dez, 2024 | Notícias | 0 Comentários

O acordo de cooperação técnica viabilizará o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura no âmbito do complexo da hidroelétrica, que abrange 434 municípios nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, de modo que a parceria estratégica impulsione a pesca e a aquicultura na vasta região

 Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)

Na última quinta-feira (05/12), a equipe técnica da AMUSUH participou do evento de formalização de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Itaipu Binacional no auditório do órgão federal, no Setor de Indústrias (SIA), em Brasília (DF), para promover a pesca artesanal e a aquicultura sustentável na grande área de influência da hidroelétrica. A AMUSUH e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu foram representados no encontro pela secretária executiva da Associação, Terezinha Sperandio, e pelo assessor executivo, Arthur Kunz Ferreira.

O ACT não se limita ao reservatório da UHE Itaipu, mas abarca ao todo mais de quatro centenas de municípios, abrangendo todo o Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul. A parceria permite até mesmo iniciativas no litoral paranaense, como projetos voltados à maricultura.

A iniciativa busca a regularização de áreas aquícolas, a valorização da pesca artesanal e o incentivo à aquicultura familiar. Além disso, o acordo prevê estudos sobre zoneamento aquícola e a capacidade produtiva da região, com potencial para produzir até 400 mil toneladas de peixes por ano, R$ 2 bilhões em faturamento e 50 mil empregos diretos e indiretos.

O ministro André de Paula ressaltou a importância estratégica do acordo. “Estamos transformando desafios em oportunidades, fortalecendo a aquicultura e a pesca artesanal como ferramentas para combater a fome e promover a segurança alimentar. Esse acordo é um marco, que reforça nosso compromisso de transformar vidas e construir um modelo de produção sustentável”, disse.

Com o Paraná consolidado como maior produtor de peixes do Brasil e o Mato Grosso do Sul ocupando a nona posição, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou o impacto da parceria. “Para nós, é uma honra e uma necessidade trabalhar junto com o Ministério da Pesca. Não há como desenvolver projetos desse tipo de forma individual”.

A secretária executiva da AMUSUH considerou extremamente positivo o convite do MPA para fazer parte do evento. “Eventos como esse trazem o fortalecimento da parceria entre a Associação e diversas entidades e órgãos que estão representados aqui, permitindo que possamos alinhar estratégias em comum em prol do desenvolvimento dos nossos municípios associados”, concluiu Terezinha Sperandio.

 

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

Solidariedade da AMUSUH aos municípios atingidos no MA e em TO

Solidariedade da AMUSUH aos municípios atingidos no MA e em TO

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), representada pelo presidente da entidade e prefeito do município de Ilha Solteira (SP), Otávio Augusto Giantomassi Gomes, devido ao desabamento da ponte que liga os municípios de...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade