AMUSUH participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

por | 24 maio, 2023 | Notícias | 0 Comentários

Encontro objetivou debater com a sociedade civil, empresários, gestores públicos e parlamentares a redução das alíquotas nas contas de energia elétrica dos consumidores residentes nos municípios sedes de usinas hidroelétricas

Paulo Castro (ASCOM/AMUSUH)

A partir do Requerimento nº 43/2023, subscrito pela Deputada Federal Andreia Siqueira (MDB/PA), foi realizada nesta terça-feira (23/05), no Anexo II, Plenário 14, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, uma audiência pública, que contou com a presença de diversos atores públicos e privados relacionados ao setor hidroelétrico do País.

A finalidade era trazer a público, como primeiro passo para um amplo debate com a sociedade brasileira, a possibilidade de reduzir as alíquotas nas contas de energia elétrica dos consumidores residentes nos municípios sedes de usinas hidroelétricas, tendo em vista que a Dep. Andreia Siqueira procura subscrever um projeto de lei com o mesmo teor.

A AMUSUH participou do evento mediante a presença dos Vice-Presidentes da Associação – Carlos Alberto Lereia da Silva, Ex-Deputado Federal e Prefeito de Minaçu (GO); e Alexandre Siqueira, Prefeito de Tucuruí (PA) –, da Secretária-Executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio; dos Consultores José Fábio de Moraes Junior e João Mário Martins, além de membros da Equipe Técnica da Associação.

Em sua fala, Lereia fez considerações pertinentes sobre a proposta e sugeriu que fossem incluídos na temática, além dos municípios sedes, também os municípios alagados pelos empreendimentos, como é o caso de seu município, Minaçu, que sedia uma usina hidroelétrica (Serra da Mesa) e é alagado por mais duas (Cana Brava e São Salvador).

No debate, além da redução da alíquota, também foram tratados os casos de queda da arrecadação dos municípios em relação à Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos para Fins de Geração de Energia Elétrica (CFURH).

Para evitar a continuidade dessa situação, Lereia defendeu a importância da modernização da legislação para corrigir a defasagem provocada pela fórmula ultrapassada de cálculo utilizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de que os municípios pudessem ter uma CFURH justa.

“No caso de Minaçu, há uma defasagem de R$ 5 milhões referentes à compensação financeira. Por isso, temos que apoiar o PL 2918/21, que está em tramitação no Senado Federal, para fortalecer e fazer justiça aos nossos municípios”, disse Lereia, que integrou a mesa de debate.

Participaram também da audiência pública: Frederico de Araújo Teles, Diretor de Políticas Setoriais do Ministério de Minas e Energia (MME); Camila Bomfim, Superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); o Deputado Federal Joaquim Passarinho (PL/PA); Lucas Malheiros, Especialista em Regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE); Mário Menel, Presidente da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE); e Marcelo Moraes, Presidente do Fórum de Meio Ambiente em Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE).

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

O Boletim da Aquicultura em Águas da União 2023 aborda a importância da atividade pesqueira para o fomento de empregos e o desenvolvimento dos municípios, principalmente no atual momento de fim e início de novos mandatos de prefeitos no País  Paulo Castro...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade