Com o tema: “A importância da AMUSUH para os municípios sedes de usinas hidroelétricas e áreas alagadas”, a assembleia contará com uma apresentação das metas e dos objetivos da AMUSUH, a ser feita pela secretária executiva da Associação, Terezinha Sperandio
Paulo Castro (Ascom/AMUSUH)
No próximo dia 10/04, a Equipe Técnica da AMUSUH participará da assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Parnaíba (AMVAP), que ocorrerá na cidade de Uberlândia (MG). A participação é decorrente de um convite feito pelo presidente da AMVAP, Aleandro Francisco da Silva, que é prefeito de Cachoeira Dourada (MG) e membro do Conselho dos Municípios Alagados da AMUSUH.
O convite leva em conta a grande importância da AMUSUH no contexto municipalista e, especialmente, para os 743 municípios geradores de energia hidroelétrica que são representados pela entidade. A AMVAP é composta por gestores municipais que são representantes de 24 municípios, sendo que 21 deles são alagados pelas usinas de Amador Aguiar I, Amador Aguiar II e Emborcação, localizadas no município de Araguari (MG), e pelas usinas Miranda, localizada em Indianópolis (MG), e Itumbiara, localizada em Araporã (MG), além dos municípios mineiros que são alagados pela usina de São Simão (GO).
Além de integrantes da AMVAP, são também representantes da AMUSUH o prefeito de Indianópolis (MG), Selmo Alves de Souza, que é diretor de Relações Institucionais da Diretoria Executiva da AMUSUH, e o prefeito de Tupaciguara (MG), Francisco Lourenço Borges Neto, que compõe o Conselho dos Municípios Alagados da Associação.
Após a participação na assembleia da AMVAP, a Equipe Técnica da AMUSUH participará de uma reunião agendada para o mesmo dia 10/04 com o prefeito de Catalão (GO), Velomar Rios, Conselheiro Fiscal da AMUSUH, para tratar de diversos assuntos de interesse que envolvem a usina de Serra do Facão, localizada em seu território.

Usina hidroelétrica de Serra do Facão
Em seguida, ainda no mesmo dia, a Equipe Técnica da AMUSUH irá se reunir com o prefeito de Cristalina (GO), Dr. Luís Otávio Biazoto Massa, juntamente com toda a assessoria da prefeitura, secretários municipais e representantes de demais segmentos do município. O município de Cristalina é alagado pelas águas das usinas hidroelétricas de Queimado (em Cabeceira Grande/MG), Batalha (entre os municípios de Cristalina/GO e Paracatu/MG) e Serra do Facão (entre os municípios de Catalão/GO e Davinópolis/GO).

Usina hidroelétrica de Batalha. Crédito da foto: AC Júnior