.ptl-top-title h2 { font-size: 20px !important; text-transform: uppercase !important;}

Alternativa para o uso das represas

por | 29 jun, 2016 | Notícias | 0 Comentários

A água que movimenta turbina também cria pescados

A construção da barragem de Três Marias no Rio São Francisco transformou a vida de oito municípios ao criar um lago com mais de 21 bilhões de metros cúbicos de água e quase três quilômetros de comprimento. Mais do que força para movimentar turbinas, essa represa garante a segurança hídrica da população, regula a vazão e melhora a navegabilidade nos trechos do rio. Além disso, toda essa riqueza hídrica agora se transforma em pescados que alimentam famílias e dinamizam a economia dos municípios.

Em 2001, os oito municípios atingidos pela barragem (Abaeté, Paineiras, Biquinhas, Pompéu, Morada Nova de Minas, Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias) se uniram para formar a COMLAGO. Apesar de viverem essencialmente da agricultura e pecuária, os municípios decidiram apostar na aquicultura. Em novembro daquele ano, uma unidade demonstrativa de produção de tilápias em tanques-rede começou a funcionar. Desde então, a região vem consolidando a produção de peixes tanto por pequenos quanto por grandes empresários. Tudo de forma sustentável.

Atualmente, os 5931 tanques-rede instalados na represa produzem cerca de 6,8 mil toneladas de pescado anuais. Pode parecer muito, mas o potencial do lago é da ordem de 54 mil toneladas por ano. Para aumentar essa produção, contamos com os trabalhos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) e da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Também estamos fechando uma parceria com o Instituto Federal do Leste para a capacitação de produtores e técnicos ligados à aquicultura.

Temos bilhões de metros cúbicos de água, mão-de-obra capacitada e a vontade de tornar a região um grande polo de produção de pescados. Estamos com as portas e o lago abertos para todos os empreendedores que estejam prontos para o futuro da produção de pescados em represas. Venha realizar seus negócios aqui.

Vicente de Paulo Resende

Prefeito de Três Marias/MG

Presidente do consorcio dos municípios do entorno do lago de Três Marias (COMLAGO)

Posts Relacionados

AMUSUH Recebe Prefeito de Tupaciguara em sua Sede

AMUSUH Recebe Prefeito de Tupaciguara em sua Sede

Durante a reunião, os principais temas tratados foram a Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) e propostas de melhorias para o município. Como membro do Conselho dos Municípios Alagados, Francisco Neto demonstrou conhecimento sobre os problemas do segmento e destacou possíveis alterações na PL 2918/2021, que trata da modernização da compensação financeira pelas áreas alagadas. 

AMUSUH participa de assembleia geral da AMVAP

AMUSUH participa de assembleia geral da AMVAP

A secretária executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, foi convidada a apresentar no evento uma palestra com o tema: “A importância da AMUSUH para os municípios sedes de usinas hidroelétricas e áreas alagadas”, representando o presidente da entidade, Cassiano Maia No...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade