AMUSUH se reúne com representantes da ABIAPE
O encontro foi importante para avaliar e debater aspectos legais e técnicos referentes ao PL 2918/21, a fim de encontrar objetivos em comum, analisar possíveis ajustes no estudo que originou o projeto de lei e procurar consensos de ambas as partes.
A reunião, realizada em março, entre as equipes técnicas da AMUSUH e da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE), serviu para atualizar os empresários em relação a novos dados referentes ao estudo técnico que deu origem ao PL 2918/21.
Um dos principais pontos de dúvida da ABIAPE em relação ao PL tratava da energia comercializada no mercado livre, que, segundo aponta o estudo, compreende um volume de 35% do total distribuído em toda a matriz hidroelétrica.
Os dados mostram que esse percentual não é levado em conta no cálculo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para aferir o montante devido dos recursos da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) destinados aos entes federados.