Aquicultura no Tocantins: Desburocratização começa a se concretizar

por | 6 abr, 2021 | Atividades/Ações, Galeria de Fotos, Notícias

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) felicita a concretização de mais uma outorga para melhorar o aproveitamento das águas das usinas. Em Peixe, Tocantins, tanques-redes passarão a produzir pescados licenciados para os próximos 35 anos. Este avanço econômico e social contou com trabalho da Associação que há anos vem atuando para dinamizar os usos dos lagos.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu a Outorga nº 428/2021 para a União, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), autorizando a aquicultura em tanques-rede no reservatório da Usina Hidrelétrica Peixe Angical, em Peixe (TO).

Desde dezembro de 2020, o Decreto 10.576 prevê que os processos de cessão de uso de águas da União sejam menos burocráticos entre os órgãos envolvidos. Assim, passa a ser responsabilidade da SAP distribuir e gerenciar as outorgas para prática de aquicultura em reservatórios de usinas hidrelétricas e trechos de rios federais, obedecendo a capacidade permitida. A outorga para o rio Tocantins em Peixe é a primeira depois do Decreto que também contou com o apoio da AMUSUH.

Com o estudo técnico o “Cenário Atual do Marco Regulatório dos Usos Múltiplos das Águas de Reservatórios de Usinas Hidroelétricas”, a AMUSUH embasou esses avanços para os lagos com usinas do Brasil.

Pessoas físicas e jurídicas poderão solicitar outorgas em rios federais, mar territorial, zona econômica exclusiva e nas centenas de reservatórios de usinas em 21 estados da Federação. O Decreto simplifica os processos de cessão e regulariza a situação dos produtores. A projeção é de um aumento de 3,9 milhões de toneladas de pescados a partir dessas águas.

Atualmente, existem seis processos cadastrados na SAP com interesse na aquicultura no reservatório, com uma capacidade produtiva de 40.760 toneladas de peixe por ano. A Secretaria espera assinar, até o final do ano, a cessão de uso aos outros beneficiários.

A AMUSUH é parceira desse grande avanço e continuará a postos para representar com excelência os 739 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

O Boletim da Aquicultura em Águas da União 2023 aborda a importância da atividade pesqueira para o fomento de empregos e o desenvolvimento dos municípios, principalmente no atual momento de fim e início de novos mandatos de prefeitos no País  Paulo Castro...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade