A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) empossou na quinta-feira (12) o novo diretor Hélvio Neves Guerra. A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) tem forte vínculo com a Agência e prevê importantes avanços a serem consolidados com a nova gerência. A nomeação de Guerra, para exercer o mandato até maio de 2022, foi publicada em 6 de novembro de 2020.
A cerimônia, que foi transmitida ao vivo no canal da ANEEL no YouTube, contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor-geral da agência, André Pepitone, e dos diretores Efrain Cruz e Sandoval Feitosa.
“O regulador tem importante papel na alocação dos custos e dos riscos Meu compromisso é trabalhar com os outros diretores da Agência para que a ANEEL cumpra esse papel com eficiência. O setor é naturalmente complexo, mas a regulação precisa ser simples para ser bem entendida por todos”, afirmou Guerra na cerimônia de posse.
O novo diretor da ANEEL é Engenheiro Eletricista graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI (1979), Mestre em Engenharia Elétrica também pela EFEI (1981) e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp (2001). De março de 2019 a outubro de 2020 ocupou o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME). Entre 2001 e 2019 trabalhou na ANEEL ocupando as superintendências de Estudos e Informações Hidrológicas, de Licitações e Controle de Contratos, de Concessões e Autorizações de Geração e de Fiscalização dos Serviços de Geração. Entre 2006 e 2010 foi Presidente da Comissão Especial de Licitações da ANEEL, responsável pelos leilões de energia e linhas de transmissão.
A AMUSUH acompanha essa atualização da ANEEL com vistas à consolidação dos diálogos em prol dos 738 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados. O fortalecimento do corpo técnico da Agência é fundamental para que as ações sejam embasadas nas reais condições de todo o setor elétrico.