.ptl-top-title h2 { font-size: 20px !important; text-transform: uppercase !important;}

Randolfe Rodrigues – “O Senado faz justiça ao aprovar o PLC 315”

por | 7 maio, 2018 | Galeria de Vídeos, Notícias, Vídeo

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) citou a Constituição Federal como balizador desta importante atualização da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). O parlamentar comemorou no dia 11 de abril a mudança na Compensação como forma de melhorar os repasses aos municípios e assim diminuir os impactos econômicos e sociais dos empreendimentos. Após a aprovação do PLC 315/2009 no Senado, a previsão de sanção é para o início de maio.
“É óbvio que quem é mais atingido pelos danos ambientais em decorrência da construção das hidroelétricas são os municípios. A Constituição fala da compensação por danos ambientais e sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Via de regra, a construção de uma hidroelétrica desequilibra o meio ambiente e a atividade produtiva do município. Isso traz todo tipo de prejuízo.Em segundo lugar, tem uma questão fiscal dramática dos municípios hoje. Onde ocorre o dano ambiental é no município. A comunidade atingida está no município”, declarou Randolfe.

“Isso representará muito para os municípios do nosso Estado. O Senado está fazendo justiça ao mitigar os impactos sofridos nos municípios. Esse é um dos projetos mais importantes desse ano. Enfrenta a crise econômica dos municípios e cumpre com a Constituição ao reparar os danos”, finalizou o senador Randolfe Rodrigues.
A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) acompanhou este projeto desde a sua apresentação e organizou uma série de mobilizações. Agora esta atualização de 45% para 65% da CFURH enviada aos 729 municípios deverá ser sancionada pela Presidência da República no início de maio.

Posts Relacionados

AMUSUH Recebe Prefeito de Tupaciguara em sua Sede

AMUSUH Recebe Prefeito de Tupaciguara em sua Sede

Durante a reunião, os principais temas tratados foram a Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) e propostas de melhorias para o município. Como membro do Conselho dos Municípios Alagados, Francisco Neto demonstrou conhecimento sobre os problemas do segmento e destacou possíveis alterações na PL 2918/2021, que trata da modernização da compensação financeira pelas áreas alagadas. 

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade