Essa Tarifa é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a não atualização financeira de acordo com os termos previstos tem causado mais de 30% de redução da CFURH destinada aos 727 municípios sedes de usinas ou alagados.
Até dezembro de 2016 o valor praticado da TAR era de R$ 93,35 por MWh e, partir de janeiro deste ano, a Tarifa caiu para R$ 72,87 por MWh. Para questionar os motivos desta queda, o deputado Ênio Verri (PT-PR) apresentou requerimento solicitando audiência pública para um debate. A AMUSUH, com apoio da Frente Parlamentar Mista, foi incluída para este debate em defesa dos municípios. Assim, a Associação será representada pelo vice-prefeito do município de Paulo Afonso (BA) e diretor de Comunicação da AMUSUH, Doutor Flávio Henrique Lima.
Prefeitos (as), os impactos na CFURH requerem uma urgente mobilização para a retomada do preço de referência. Por isso, a AMUSUH convida a todos para participarem e marcarem presença nesta audiência pública. A união e a representatividade política é imprescindível para mostrarmos aos responsáveis por essa queda da TAR que os municípios não podem viver na insegurança jurídica e desmandos políticos desastrosos que tanto tem afetado as finanças das prefeituras.