AMUSUH E MTUR APOIAM PROJETOS MUNICIPAIS

Ainda com a finalidade de ampliar e diversificar as formas de aproveitamento das centenas de lagos das usinas hidroelétricas para além da geração de energia, durante o ano de 2019, a AMUSUH e o Ministério do Turismo (MTur) estreitaram entendimentos no sentido de viabilizar as primeiras iniciativas para formatar modelos de uso múltiplo dos lagos para outros municípios. Os novos aproveitamentos das águas para o turismo, a pesca esportiva, os esportes náuticos e a aquicultura devem estar voltados para a geração de emprego, renda e desenvolvimento social para as regiões dos lagos.

Um dos assuntos debatidos no encontro foi o fomento do Pantanal Paulista, região turística que é uma das mais belas do Estado de São Paulo. São 14 municípios unidos pelo desenvolvimento do turismo regional e que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista (CIENSP): Andradina, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Guaraçaí, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Suzanápolis, Sud Mennucci e Valparaíso.

Na ocasião, foi apresentado e discutido um projeto em andamento no município de Abdon Batista (SC) que também poderia servir de exemplo para outras prefeituras. “Temos um grande projeto regional que vai abarcar oito municípios. É um projeto que contempla um nicho do mercado catarinense. Quando concebemos esse projeto, analisamos todos os lagos do estado. Infelizmente, ainda temos poucas marinas. Os lagos servem apenas para gerar energia. Estamos trabalhando para ter uma navegação de 42 quilômetros de extensão”, afirmou o então prefeito do município catarinense e presidente da AMUSUH, Lucimar Salmória.

Confira o vídeo sobre o evento:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *