AMUSUH e AMVAP unem forças em prol dos municípios

por | 20 fev, 2020 | Notícias

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) se reuniram na quarta-feira (19) em Uberlândia (MG) para reforçar o trabalho de representação dos municípios junto ao governo Federal e ao Congresso Nacional. Mudanças no setor elétrico e tributária podem afetar as finanças das prefeituras. Para fazer frente às demandas, as instituições vão unir suas forças política e técnica para avançar com a conscientização de representantes federais e deputados e senadores em favor dos direitos municipalistas.

Para o representante do conselho dos Municípios Alagados da AMUSUH e prefeito de Tupaciguara (MG), Tenente Carlos Alves Oliveira, a articulação dos prefeitos (as) junto à classe política é primordial para a construção de avanços. “Precisamos nos mobilizar para termos êxito, especialmente no novo Código do Setor Elétrico. Temos que ir à Câmara dos Deputados para defender os municípios junto ao relator do novo Código. Precisamos remodelar o código vigente que está totalmente ultrapassado. Com a AMUSUH coordenando essa mobilização dos dias 10 e 11 de março e a nossa representatividade política, com certeza a união fará diferença. Teremos grandes conquistas pela frente”, declarou o prefeito Oliveira.

Representando os 737 municípios sedes de usinas e alagados, a secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, confirmou que o trabalho dedicado e técnico é decisivo para mostrar as realidades financeiras das prefeituras e os possíveis impactos das atualizações legais. “É muito importante estarmos aqui. A AMVAP congrega 24 municípios sendo que 21 são envolvidos no universo da geração elétrica. Fazemos um trabalho pontual no Congresso Nacional. Nesse momento é muito importante a união dos municípios. A legislação da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) está ultrapassada. Além disso, estamos trabalhando para garantir a manutenção dos impostos para os municípios. Colocamos a dimensão dessas mudanças para mostrar a importância da união dos municípios. O momento é agora”, afirmou Terezinha.

O prefeito de Prata (MG) e presidente da AMVAP, Anuar Amui, reforçou a importância dessas reuniões e mobilizações para que a classe política entenda as reais necessidades das prefeituras. “Essa reunião na AMVAP com a AMUSUH foi muito importante. Tivemos contatos com informações muito importantes do Congresso Nacional. Estamos considerando todos os ganhos e perdas nas possíveis modificações legais. Os municípios ficam agradecidos com esse trabalho”, declarou o prefeito Amui.

Na opinião do prefeito de Indianópolis (MG), Lindomar Borges, as articulações políticas e técnicas devem surtir efeito naqueles parlamentares comprometidos com o municipalismo. “Estamos aqui hoje tratando de assuntos muito importantes para os municípios. Nos dias 10 e 11 de março estaremos em Brasília para lutar pelos direitos dos municípios. Estamos nessa reunião na AMVAP para reforçar a união que é imprescindível para garantirmos vitórias”, disse o prefeito Borges.

A AMUSUH e a AMVAP mantêm contato direto para que na próxima mobilização agendada para os dias 10 e 11 de março os prefeitos (as) garantam apoio dos deputados e senadores sensíveis às causas das prefeituras. As possíveis mudanças na CFURH e nos dividendos das tributações repassados aos municípios precisam levar em conta a importância das prefeituras na promoção da qualidade de vida e dos direitos sociais de mais de 42 milhões de brasileiros dos 737 municípios.

 

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

A AMUSUH e o prefeito de Paranaíta cumprem audiências

O gestor público do município mato-grossense esteve com a AMUSUH em busca de apoio político para a construção de uma infraestrutura energética básica no entorno de seu município que suporte o estabelecimento de novos empreendimentos comerciais e industriais em sua...

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

AMUSUH participa de lançamento de Boletim do MPA

O Boletim da Aquicultura em Águas da União 2023 aborda a importância da atividade pesqueira para o fomento de empregos e o desenvolvimento dos municípios, principalmente no atual momento de fim e início de novos mandatos de prefeitos no País  Paulo Castro...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade