Altenir: “Quatro anos de conquistas e batalhas”

por | 17 fev, 2017 | Notícias | 0 Comentários

O ex-presidente da Associação Nacional os Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) e prefeito de Salto do Jacuí (RS), Altenir Rodrigues, capitaneou durante quatro anos (2013-2016) diversas mobilizações políticas, reuniões técnicas em Brasília e regionais em diversos estados. Nestes dois mandatos, Altenir buscou consolidar o papel institucional da AMUSUH na defesa dos direitos municipalistas e de novas formas de renda para as prefeituras. O balanço destes dois mandatos é prova de que a união e o comprometimento rendem sempre bons frutos.

“Estes quatro anos foram muito gratificantes e muito trabalhosos. Tivemos que vir a Brasilia várias vezes para brigar por projetos que afetariam todos os municípios. Precisamos ter uma Associação forte em Brasília. Conte sempre conosco. Sempre vou defender a AMUSUH”, garantiu Altenir.

Uma importante vitória alcançada pela AMUSUH foi a aprovação do projeto que estanca as perdas de arrecadação do VAF (Valor Adicionado Fiscal) do ICMS da geração de energia elétrica. O ex-presidente Altenir, ao checar as finanças da prefeitura, foi um dos primeiros a reconhecer a necessidade de reverter a legislação desastrosa. “Em Salto do Jacuí (RS) perdemos em dois anos mais de R$ 5 milhões dos repasses do ICMS por conta da lei 12.783. Felizmente conseguimos aprovar o PLP 163/2015 que vai estancar essas perdas”, afirmou Altenir.

Outra frente de trabalho da AMUSUH é o desenvolvimento de alternativas econômicas para além da geração elétrica. Os municípios sedes de usinas e alagados possuem grandes potenciais de geração de renda na exploração dos lagos e para isso é preciso estabelecer legislações adaptadas. “É uma vergonha para o Rio Grande do Sul não ter uma legislação que permita a criação de pescados nos lagos das usinas. Se não tem lei estadual, que se adote a legislação federal que já permite. Por enquanto não conseguimos resolver isso, mas tenho certeza que com a nossa união avançaremos neste setor também”, disse Altenir.

Acesse o informativo especial com o balanço da gestão de Altenirhttps://issuu.com/amusuhassociacao/docs/informativo_amusuh_2013-2016

Destaques dos dois mandatos (2013/14 – 2015/16) de Altenir Rodrigues

PLP 163/2015 -Deve ser sancionado em breve pela presidência da República o projeto de lei que vai neutralizar os impactos da Lei 12.783/2013 que gerou uma perda de mais de 70% do ICMS da geração de energia. A lei estabelece uma nova regra para a divisão dos recursos do VAF (Valor Adicionado Fiscal) do ICMS da geração de energia recebidos pelos municípios. Assim, para calcular o recursos a ser destinado ao município será usado a quantidade de energia por ele produzida, multiplicada pelo preço médio de aquisição de energia elétrica de fonte hidráulica, calculado anualmente pela ANEEL. O objeto maior é reverter o cenário ocasionado pela vigência da Lei 12.783/13.

PLS 93/2013 – O arquivamento por unanimidade deste projeto no Senado Federal que visava dividir entre todos os municípios do país a CFURH (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Hídricos) e os Royalties da Itaipu foi uma grande vitória de 2013 pois evitou cortes de até 99,35% da receita recebida como compensação pelas perdas das terra produtivas em detrimento dos lagos da usinas.

PL 6734/2013 – A AMUSUH articulou na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMA) da Câmara o arquivamento por unanimidade deste projeto que previa a transferência de 10% da CFURH e dos Royalties da Itaipu para a criação de um fundo gerenciado pelo União.

PL 4404/2008 – Um parecer pela injuridicidade deste projeto que aumenta de 30 mil Kw para 50 mil kW o limite de potência das PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) deve inviabilizar a tramitação da proposta.

MP 735/2016 – Esta Medida Provisória sancionada aumenta em 0,25% a parcela da CFURH (Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos) destinada aos estados e municípios ampliando assim o valor destinado aos 727 atingidos por barragens. Além disso, esta MP torna obrigatório o recolhimento da compensação quando da prorrogação das concessões de PCHs antigas com potência entre 3.000 kW e 30.000 kW. Assim, as empresas terão que pagar 50% da CFURH referente a geração de energia diretamente para os cofres dos municípios onde o empreendimento está instalado.

PLC 315/2009 – O aumento da CFURH aos 727 municípios sedes e alagados continua sendo uma grande prioridade da Associação. A matéria tramitou na Câmara Federal e encontra-se na CCJ (comissão de Constituição e Justiça) do Senado pronta para ser votada em 2017.

 

Eventos estratégicos

Produção de pescados nos lagos das barragens – O primeiro Seminário Aquicultura em Águas Públicas realizado em Maio de 2016 em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal e com a Universidade de Passo Fundo (UPF) foi um destaque nos trabalhos desenvolvidos pela AMUSUH para que os municípios possam buscar novas alternativas de aproveitamento dos lagos.

Governo Gaúcho – O Rio Grande do Sul está deixando de produzir milhares de toneladas de peixes nos lagos das usinas. É tempo de elaborar leis que possam abrir terreno para o desenvolvimento deste setor.

 

Parcerias

Agricultura – O termo de intenção de parceria com os programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) irá capacitar ainda mais a atuação da AMUSUH no desenvolvimento de projetos nos municípios.

Secretaria de Aquicultura e Pesca – O Termo de Cooperação Técnica com a atual pasta do Ministério da Agricultura expandiu ainda mais a atuação da AMUSUH no desenvolvimento de alternativas econômicas para os lagos das barragens.

Meio Ambiente – A proposta de um Termo de Cooperação Técnica com o MMA vai permitir à Associação aprimorar as assessorias técnicas e políticas aos municípios em relação aos programas do ministério.

Minas e Energia – A AMUSUH trabalha junto ao ministério de Minas e Energia nas demandas dos municípios, com destaque para as ações no sentido de anular os impactos da Lei 12.783/2013.

Frente Parlamentar – No começo de 2013 foi instalada pela primeira vez a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados e desde então ela tem se tornado uma importante parceira da AMUSUH.

Lindeiros de Itaipu – Desde 2015 a AMUSUH conta com a força daqueles que conhecem de perto da realidade da região que mais produz energia no mundo.

Universidade de Passo Fundo (UPF-RS) – O Protocolo de Intenções firmado com a Universidade faz parte da política de fomento do setor da aquicultura.

Positivo – Um dos maiores grupos empresarias na área educacional do país é parceiro e apoia o trabalho desenvolvido pela AMUSUH.

 

Reuniões em todo o brasil
Nos últimos anos ocorreram encontros em mais de 40 municípios com usinas e também com os alagados. Estas ações de aproximação da Associação e das demandas municipais começaram no primeiro semestre de 2013 e foram até 2015. Outro foco destas iniciativas foi a elaboração de estratégias para apoiar ou rejeitar propostas que tramitam no Congresso Nacional.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

Convite: Frente Parlamentar Mista

Convite: Frente Parlamentar Mista

Atenção, Srs.(as) Prefeitos(as): Aguardamos sua inestimável presença nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília (DF), para uma audiência pública no Senado Federal e para a instalação da Frente Parlamentar Mista, além de diversos encontros com autoridades da Administração...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade