4ª e 5ª Videoconfêrências AMUSUH : – SÃO PAULO – Experiências da Aquicultura e CFURH mais justa

por | 23 maio, 2021 | Atividades/Ações, Galeria de Fotos, Notícias

O presidente da AMUSUH, Otávio Gomes, prefeito reeleito de Ilha Solteira (SP), e a secretária-executiva da Associação, Terezinha Sperandio, conduziram a 4ª e a 5ª videoconferências realizadas pela Associação que representa os municípios sedes de usina hidroelétricas e alagados. Os encontros aconteceram nas datas de 20 e 26 de maio. De acordo com o presidente, a AMUSUH é a grande representante dos 739 municípios sedes de usinas e alagados. “A história da Associação e suas conquistas indicam um futuro de novos avanços. As ações nos campos  legais, técnicos e políticos são determinantes para embasar as conquistas. Uma Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) mais justa e moderna é urgente. Assim como multiplicar as formas de aproveitamento dos lagos das usinas. Os encontros são muito importantes para avançarmos com as demandas municipalistas”, declarou Otávio Gomes.

Nos eventos que contaram com a presença de diversos prefeitos e representantes dos municípios paulistanos, os temas em foco foram novos caminhos para o desenvolvimento da aquicultura no país e a divulgação das ações em andamento da AMUSUH que visam buscar uma CFURH mais justa aos municípios.

O DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA NO PAÍS COM A ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO

Com a dispensa de licitação os projetos de aquicultura em águas da União através da Lei 14.011 de 10/06/2020 e o decreto de nº 10.576, de 14/12/2020, que desburocratiza a implantação da aquicultura em águas da União facilitando e incentivando assim os municípios, e empresários do ramo, a investirem nessa atividade ainda pouco desenvolvida no país e que possui um vasto espaço a ser explorado e que trará inúmeros benefícios para os municípios como o aumento do emprego e renda, para a população, além de mais recursos de impostos aos municípios com a expansão do mercado que gira em torno desses empreendimentos.

As apresentações do diretor do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura (SAP – DEPOA), Maurício Nogueira Pessoa, destacou os trâmites para estabelecer a aquicultura nas águas dos lagos: “Existe muito potencial de expansão e agora o processo de cessão é todo digital. Isso garante celeridade e favorece a regularização de novos e velhos empreendimentos. Muitos reservatórios ainda têm capacidade de suporte para a produção de pescados. Estamos desenvolvendo a atividade da melhor maneira possível”, disse Pessoa.

Em seguida, o assunto abordado foi o decreto federal 10.576, de dezembro de 2020, que desburocratiza a implantação da aquicultura em águas da União facilitando e incentivando assim os municípios, e empresários do ramo, a investirem nessa atividade ainda pouco desenvolvida no país e que possui um vasto espaço a ser explorado e que trará inúmeros benefícios para os municípios como o aumento do emprego e renda, para a população, além de mais recursos de impostos aos municípios com a expansão do mercado que gira em torno desses empreendimentos.

Durante a apresentação também foi citado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Aquicultura e Pesca e a AMUSUH para o desenvolvimento dessa atividade, assinado no dia 27 de maio. No final, os palestrantes Maurício Nogueira e Juliana Lopes ficaram à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre os temas explanados.

Após o encerramento da palestra, o presidente Otávio Gomes, e a secretária-executiva Terezinha Sperandio, agradeceram os palestrantes e seus esclarecimentos, e ainda frisaram a importância da aquicultura para os municípios que fazem parte da AMUSUH, ainda mais nesse momento com a facilidade de implantação da atividade, pós decreto de desburocratização.

AÇÕES EM ANDAMENTO QUE BUSCAM BENEFÍCIOS AOS MUNICÍPIOS

Além da aquicultura o presidente da AMUSUH, Otávio Gomes, aproveitou a oportunidade da participação de prefeitos e representantes dos municípios associados para divulgar a estratégia da entidade em busca de garantias e direitos e como andam as ações que estão sendo realizadas no momento pela Associação que visam beneficiar os municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados.

Durante a divulgação das ações, a secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, que coordena e conduz os trabalhos da Associação há mais de 18 anos, explicou de forma mais detalhada cada ação que vem sendo executada pela entidade, assim como sua situação atual e os próximos passos.
As ações citadas foram:
a) Ação Judicial;
b) Representações Jurídicas da AMUSUH;
c) Novo Código Brasileiro de Energia Elétrica;
d) Projeto de Lei visando a modernização da legislação da CFURH via Senado;
e) 30 proposições em andamento no Congresso Nacional.

Segundo a secretária executiva, “Defendemos os direitos adquiridos dos municípios pelas terras com o alagamento da usina que são imprescindíveis para as prefeituras. As perdas e cortes, bem como o não recolhimento da CFURH referente a energia gerada para o Mercado Livre precisam acabar, nossos estudos mostraram esta realidade e têm o intuito de garantir os direitos dos municípios em uma CFURH mais justa. A legislação aplicada é de 1989 não condiz mais com o atual modelo do setor elétrico. O princípio da isonomia entre os entes federados precisa ser aplicado. Em outras vias, estamos trabalhando no novo Código do Setor Elétrico e por meio de um Projeto de Lei no Senado. Além disso, a Reforma Tributária tem que caminhar no sentido de garantir um fundo de equalização.

As videoconferências realizada pela AMUSUH com os municípios de São Paulo vêm consolidando assim o trabalho de representação em seus 27 anos de histórias, sempre se dedicando as causas municipalistas. A próxima videoconferência será realizada com os municípios do estado de Minas Gerais no dia oito de junho.

Entre para nossa Lista VIP

Nós temos uma lista especial de pessoas que acompanham de perto todas as nossas ações e recebem nossas novidades em primeira mão. Entre para esta lista colocando o seu e-mail no campo ao lado.

Post Relacionados

Convite: Frente Parlamentar Mista

Convite: Frente Parlamentar Mista

Atenção, Srs.(as) Prefeitos(as): Aguardamos sua inestimável presença nos dias 9 e 10 de abril, em Brasília (DF), para uma audiência pública no Senado Federal e para a instalação da Frente Parlamentar Mista, além de diversos encontros com autoridades da Administração...

© 1993-2022 AMUSUH

Política de Privacidade