Palavra do Presidente Otávio Gomes

Otávio GomesAMUSUH é parte da mola propulsora do país

A energia dos municípios é determinante

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) e seus 27 anos de grandes batalhas e conquistas se consolidou como a principal representante dos 739 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados de 21 estados da Federação. Mesmo nesses momentos de grandes desafios que a pandemia nos apresenta, a Associação tem trabalhado com afinco para avançar os pleitos municipalistas. Com a união dos prefeitos (as), as decisões serão cada vez mais alicerçadas na representatividade da AMUSUH.

Os direitos adquiridos dos municípios com empreendimentos das usinas hidroelétricas e os lindeiros aos lagos devem ser respeitados constitucionalmente. As Reformas em andamento no Congresso Nacional e o novo Código do Setor Elétrico devem ser marcos na unificação da Federação, Estados e Municípios.

A AMUSUH trabalha para fomentar novas formas de aproveitamento dos lagos das usinas para além da energia elétrica. A aquicultura, o turismo, pesca esportiva e toda um setor ligado às águas têm enormes potenciais para dinamizar ainda mais as economias locais. Os municípios precisam unir forças com a Associação, os Poderes e a iniciativa privada para que esses projetos aconteçam. O “Cenário Atual do Marco Regulatório dos Usos Múltiplos das Águas de Reservatórios de Usinas Hidroelétricas” desenvolvido pela Associação já indica que há muito espaço para desenvolvimento.

Em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados e seus mais de 300 deputados e senadores, a AMUSUH atua constantemente no Congresso. São mais de 30 proposições em andamento com importantes impactos nas finanças das prefeituras. A Associação está constantemente apresentando as realidades dos municípios e assim construindo políticas públicas bem embasadas.

Os 739 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados e seus mais de 43 milhões de habitantes podem contar com a seriedade e dedicação de uma Associação composta por prefeitos (as) que nunca mediram esforços para fazer o progresso acontecer.

AMUSUH, energia para avançar!

Palavra dos Ex Presidentes

 

Palavra do Presidente

Updated on 2021-03-10T21:37:13+00:00, by Assessoria de Imprensa.