Galeria de Ex-Presidentes

Conheça um pouco dos presidentes que ajudaram a construir nossa história de sucesso

Grandes Prefeitos
fazem a história
da AMUSUH

Gerando condições de progresso para o País

“Fortalecer e consolidar a representatividade da AMUSUH é condição perene para que os municípios tenham suas prerrogativas e seus direitos garantidos junto à Federação. Um dos componentes indispensáveis para a nação é a energia. Gerando condições de progresso para o País, a atuação da AMUSUH repercute junto aos poderes constituídos, fertilizando o debate e ajudando a construir um Brasil cada vez melhor.”

Lucimar Antônio Salmória
Gestão: 2017 – 2020
Prefeito de Abdon Batista (SC)

 

AMUSUH: parceira importante

“Na vida pública, muitas batalhas são feitas solitariamente nos municípios. A AMUSUH é uma parceira importante, que nos oferece o apoio necessário para essas duras batalhas. Sua equipe está sempre disposta e disponível para nos auxiliar, principalmente nos momentos delicados de 2014 e 2016. Falo como ex-presidente, conhecedor das causas e das batalhas silenciosas que travamos e vencemos.”

Lourival Antônio Simões Neto
Gestão: 2016
Prefeito de Petrolândia (PE)

Desafios políticos e intensas negociações

“Os quatro anos de trabalho à frente da AMUSUH foram de desafios políticos e intensas negociações. A AMUSUH consolidou seu importante papel no Congresso Nacional e nas diversas instâncias do Governo Federal. Na luta pelos projetos que afetam os municípios produtores de energia elétrica, a AMUSUH conseguiu a recuperação fiscal dos entes federados e melhores condições de governança aos municípios”.

Altenir Rodrigues
Gestão: 2013 – 2016
Prefeito de Salto do Jacuí (RS)

Mobilização e união

“Nossa gestão procurou garantir a aprovação do PLC 315/2009, que mais tarde se transformou na Lei 13.661/2018, que propiciou o aumento de 45% para 65% da CFURH, com recursos destinados aos municípios, mas que se convertem em benefícios para a população. Assim como as abelhas, que se juntam para defender a rainha, é necessário que os municípios se unam na defesa de seus direitos.”

Francisco de Assis Peixoto
Gestão: 2011 – 2012
Prefeito de São Simão (GO)

Incidência política

“Foi graças à união e ao trabalho da AMUSUH que nós ainda temos os 75% do ICMS na fonte geradora. Esta foi uma de nossas grandes conquistas. Um municipalismo forte se faz com a participação de todos. Nossa entidade só terá poder de convencimento e interferência no processo político se mantiver acesa a chama da unidade e dos elevados propósitos do interesse público, em defesa do fortalecimento da célula de um País, que é o município, e do seu oxigênio, que é a democracia.”

Edson Gomes
Gestão: 2009 – 2010
Prefeito de Ilha Solteira (SP)

Coragem e determinação

“Quando conhecemos a AMUSUH, imediatamente percebemos a importância da sua existência. Devemos nos congratular com a Secretária-Executiva, Terezinha Sperandio, pelo empenho dispensado aos municípios, para não perderem receitas que são legítimas. Jamais poderemos perder o foco, pois poderemos causar prejuízos irreparáveis à população que representamos. Vamos em frente com coragem e determinação.”

Giberto Luiz Hendges
Gestão: 2007 – 2009
Prefeito de Aratiba (RS)

Fazendo história

“Nossa gestão realizou diversos fóruns nos municípios. Os resultados foram excelentes: além de difundirmos o apoio da AMUSUH, despertamos os gestores sobre os benefícios que eles podem usufruir por contarem com uma geradora de energia elétrica instalada nos seus territórios. A AMUSUH está fazendo história. Com o apoio de todos, ela crescerá mais e cumprirá sempre o papel que esperam dela.”

Jurandir Pinheiro
(in memorian)
Gestão: 2005 – 2006
Prefeito de Rosana (SP)

Participação Efetiva

“Durante o tempo em que fiquei à frente das ações da AMUSUH, procurei dar minha parcela de contribuição, sabedora de que o município de Ilha Solteira sempre teve uma participação efetiva desde a criação da Associação. A união dos municípios sede de usinas trouxe resultados bastrante positivos e, por isso, espero que este trabalho continue com o propósito de evitar, principalmente, queda na arrecadação do ICMS.”

Odília Giantomassi Gomes
Gestão: 2005
Prefeita de Ilha Solteira (SP)

 

Alicerce importante para o País

“As duas entidades (AMUSUH/ANAMUP), enquanto caminham de mãos dadas, representarão, num futuro próximo, um alicerce importante para o nosso País, uma vez que, por meio da produção e da infraestrutura, poderemos ter índices de desenvolvimento acima do que estamos tendo. E a união desses municípios produtivos poderá não só gerar emprego, como riqueza e melhor qualidade de vida para a população.”

Dilson César Moreira Jacobucci
Gestão: 2002 – 2004
Fundador da ANAMUP 2003
Prefeito de Ilha Solteira (SP)

Mobilização municipalista

“Fizemos um grande tarbalho de mobilização no Congresso Nacional para garantir a intregralidade do ICMS. Foi um momento de união dos prefeitos. Hoje, penso que esta luta não pode parar. a AMUSUH tem sempre que ficar em alerta porque a qualquer momento pode ocorrer um fato novo no sentido de diminuir a nossa receita.”

Celso Sames da Silva
Gestão: 2001 – 2022
Prefeito de Foz do Iguaçu (PR)

Atenção aos recursos naturais

“O recurso natural a seviço do homem deve ser equalizado em todas as nossas ações. Não existe um grande rio sem uma pequena nascente. Então tudo isso faz parte de um grande processo. E a entidade deve valorizar a água e os recursos naturais, principalmente o que dele vai ser feito no futuro.”

Harry Daijó
Gestão: 1998 – 2001
Prefeito de Foz do Iguaçu (PR)

A luta deve permanecer

“Sinto-me honrado por ter sido presidente da sssociação e muito contente por saber que o meu trabalho alcançou pleno êxito, pois hoje muitos municípios que sediam usinas poderima estar em difícil situação realizada à época. É importante que a luta permaneça, porque somente assim continuará se garantindo aos municípios o que lhes é de direito.”

Dobrandino Gustavo da Silva
Gestão: 1994 – 1997
Prefeito de Foz do Iguaçu (PR)

Municipalismo e o fortalecimento do cidadão

“O fortalecimento dos municípios brasileiros deve ser uma bandeira de toda a sociedade civil organizada. Os recursos públicos precisam atender principalmente o cidadão. Portanto, fortalecer o município é fortalecer o cidadão. Neste contexto, a AMUSUH é fundamental. Este processo de fortalecimento retrata a preocupação dos prefeitos, que buscam soluções conjuntas para problemas específicos dos municípios.”

Edson Gomes
Presidente Fundador, gestão: 1993
Prefeito de Ilha Solteira (SP)