IMG_20190621_113037612

AMUSUH e Agência Nacional de Águas se reúnem para fomentar o uso múltiplo dos lagos

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) se reuniu com as superintendências de Operações e Eventos Críticos e a de Regulação da Agência Nacional de Águas (ANA) visando buscar orientações para o fomento do uso múltiplo dos lagos das usinas. São centenas de represas que podem revolucionar a produção de pescados, a pesca esportiva e o turismo e lazer. As mobilizações federais por legislações mais adaptadas e novas formas de investimentos devem estar em consonância com iniciativas estaduais e municipais.

A AMUSUH, representada pela secretária-executiva Terezinha Sperandio, debateu com os superintendentes e técnicos da ANA os potenciais, gargalos legais e burocráticos e todas as possibilidades de usos múltiplos dos lagos das usinas em benefício dos municípios. “Os 217 lagos das usinas em 21 estados da Federação precisam contar com regras e procedimentos mais claros. A produção de pescados, por exemplo, depende da qualidade da água e isso acaba influenciando todo o universo em torno das usinas. Preservação ambiental gera água boa para um melhor aproveitamento de todos”, declarou Terezinha.

A diversificação do uso dos lagos das usinas para além da geração elétrica é uma das prioridades da AMUSUH para levar mais desenvolvimento econômico e social aos mais de 42 milhões de brasileiros que vivem nos 729 municípios.

Estes encontros técnicos organizados pela AMUSUH visam ampliar as possibilidades de desburocratizar o setor e assim viabilizar as mudanças necessárias para novas alternativas de crescimento para os municípios. O intercâmbio político e de legislações entre os poderes Federal, estaduais e municipais é imprescindível para a expansão do setor. Sempre com respeito à natureza para que todas as ações desenvolvidas nos lagos sejam perenes e sustentáveis.

A AMUSUH está sempre focada no estabelecimento de novas iniciativas para o melhor aproveitamento dos lagos. Senhor (a) prefeito (a), participe dessa história.

IMG_20190621_113110558