revista

Revista AMUSUH 25 anos

http://amusuh.org.br/wp-content/uploads/2019/02/Revista-AMUSUH-25-anos_v3.pdfMais de duas décadas de batalhas e conquistas registrados nessa publicação especial da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH). Essa edição especial resgata a história da Associação, debate os principais temas do municipalismo e destaca iniciativas exitosas para além da geração elétrica.

Os balanços de cada presidência da Entidade desde a sua fundação em 1993 entram para o registro histórico pelas diversas conquistas e defesa de direitos dos 729 municípios sedes de usinas e alagados. O presidente reeleito da AMUSUH (biênio 2019/2020) e prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória, destaca o aumento dos repasses para as prefeituras enquanto a secretária-executiva, Terezinha Sperandio discorre sobre a consolidação da instituição frente aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Os detalhes e cronologia das reformas tributárias propostas até agora são apresentados pelo economista Artur Mattos. Já o consultor do Senado Ivan Dutra Faria reforça a importância da saúde financeira para as prefeituras. O advogado tributarista Edson Pereira Neves defende em artigo a importância do aumento da Compensação Financeira pela Utilização de Recurso Hídricos (CFURH) para os municípios. Em sentido paralelo segue o artigo do advogado Ademar Cypriano que reforça a necessidade de acompanhamento detalhado dos repasses para não haver perdas.

A necessidade de diversificação de fontes de receita por meio do turismo e da produção de pescados em tanques-rede nos lagos das usinas também são destaque na publicação de 25 anos. Todo esse potencial produtivo deve ser pensado com respeito à natureza e nesse sentido vai a possibilidade de revisão dos planos básicos ambientais, tema explorado pelo consultor ambiental Ivan França e Sousa.

A AMUSUH convida a todos a conhecerem sua história de 25 anos de muito trabalho na representação dos municípios que geram mais de 60% da energia do Brasil. É com muito orgulho que a Associação tem marcado seu nome no rol dos grandes defensores do municipalismo. Esta publicação de 25 anos registra todos os fatores e etapas do sucesso da Associação.

Lei a revista aqui:

Revista AMUSUH 25 anos

Revista AMUSUH 25 anos - Versão atualizada